A quase centenária Guzzi entra no campo das Trail bicilíndricas de média capacidade da mesma forma que o tem feito noutros segmentos: à sua (própria) maneira. Própria pela filosofia singular que ostenta em torno do motor V2, única pela mistura de postura clássica numa moto moderna e muito promissora.
Em 2021 a Moto Guzzi celebra 100 anos de existência. Até lá e a pensar sempre nas tendências de mercado, embora sem pretender perder o cunho próprio que a acompanha, a firma de Mandello del Lario vai apresentando novos modelos, mais ou menos novidades absolutas. A V85TT tem sinal “mais” neste caso, tratando-se de uma nova proposta trail que surge para reforçar o segmento e trazer a marca de volta à classe das motos para o dia-a-dia, viagens ou mesmo aventura, incluindo fora de estrada.
O foco é o segmento das trail em torno dos 800 cc, mas também que esta V85TT seja uma máquina de filosofia clássica e tradicional, construída com base num renovado motor V2 a 90º sempre com refrigeração a ar, simples na construção, e com os (apenas) essenciais elementos electrónicos que são capazes de a tornar fácil, equilibrada, divertida e robusta.
A nova V85TT – as duas siglas que representam o “Tutto Terreno” – recorre ao convencional motor V2 da marca, inclusive com uma árvore de cames à cabeça e apenas duas válvulas por cilindro, capaz de chegar aos 80 cavalos de potência máxima e um generoso binário de 78,4 Nm, sendo que 90% desta força está disponível logo às 3.750 rpm. O bloco é muito semelhante, mas inúmeras peças internas foram alteradas: êmbolos e válvulas (em titânio) mais ligeiros, novo e simplificado sistema de lubrificação de cárter semi-seco, novos cárteres, reforços mais ligeiros mas duradouros, novo sistema de injecção com um corpo único, assim como nova electrónica, com destaque para o sistema de acelerador Ride-by-Wire (electrónico). Com isto o motor será sempre mais desenvolto, sendo o primeiro Guzzi de média capacidade a atingir as 8.000 rpm, sinal evidente da sua modernidade e exuberância.
A caixa (de 6 velocidades) foi reforçada e tem novas relações, com a também singular embraiagem com apenas um disco de contacto, mais robusta e suave, e diferente sistema de accionamento. O comando é por cabo, não hidráulico, logo mais simples e económico.
Na transmissão esta V85TT é a única moto da classe a apresentar um sistema de veio, agora mais comprido porque o motor é mais compacto e o braço oscilante algo mais longo, contando com um duplo braço de fixação da roda, para superior reforço de toda a traseira. O motor envolve o motor e serve também de elemento da ciclística, junto com o quadro tubular em aço, que adiciona a secção traseira fixa e no mesmo material. Há alguns pormenores em alumínio (pousa-pés por exemplo) e vários pormenores estéticos e de funcionalidade primordial. São exemplo os dois faróis de Led, o ecrã transparente, o próprio painel digital multifunções – já com conectividade ao telemóvel – as protecções de cárter, escapes e chassis, entre outros detalhes diferenciadores da marca. Na gestão electrónica a V85TT apresenta um módulo electrónico que assegura três modos diferentes de controlo do motor, com os possíveis Rain, Road e Off-Road, em que é maior ou menor a intervenção do controlo de tracção. Há ainda o controlo do ABS, que completa o poderoso sistema de travagem da Brembo com sistema radial. Na ciclística as rodas são convencionais (não tubeless), e as suspensões por forquilha telescópica invertida à frente e mono-amortecedor atrás, ambos sem qualquer controlo electrónico, mesmo acessório. Bom curso – 170 mm em cada eixo – e boa distância livre ao solo, 210 mm, para um conjunto com um amplo assento (a 830 mm do solo, não ajustável), e com o peso a chegar aos 208 kg a seco, valor interessante. Os pneus podem ser os convencionais mistos (Metzeler) ou de tacos, da Michelin.
Segue-se o depósito com 23 litros de capacidade, os pontos para fixação de malas de viagem, o guiador plano, a adopção de Cruise-control de origem, protecções de mãos mais robustas, e uma completa lista de acessórios originais da marca que incluem essas mesmas malas de viagem, ecrã mais elevado, amortecedor Ohlins, ponteira de escape Arrow, mais protecções de motor e chassis, entre outros pequenos detalhes. A Moto Guzzi V85TT vai estar disponível em três packs de acessórios diferentes: Touring (Malas e top case de alumínio; para-brisas maior; protecções do motor; sistema de conectividade Moto Guzzi Mia; luzes de nevoeiro LED e descanso central); Sport Adventure (escape Arrow em titânio; amortecedor traseiro Ohlins; Retrovisores mais pequenos e dobráveis e protecções do motor) e Urban Pack (malas laterais em plástico e alumínio; descanso central; sistema anti-roubo e sistema de conectividade Moto Guzzi Mia).
Resta avançar que a nova Guzzi chega em meados de Abril, com o preço de 11.870€ nas cores Blu Atlante, Grigio Atacama, Rosso Vulcano e 12.240€ nas cores Giallo Sahara e Rosso Kalahari.
A Moto Guzzi V85TT tem sido um autêntico fenómeno muito antes do seu lançamento, com mais de 8.000 pedidos de test drive em toda a Europa, e em Portugal já ultrapassou a centena de pedidos (ler notícia completa aqui).
Texto: Rui Marcelo e Domingos Janeiro