A Suzuki mostra no EICMA 2019 uma nova V-Strom “mil” já preparada para a chegada da norma Euro5. Além de um aumento de cilindrada, operou-lhe uma significativa renovação, que englobou uma nova estética, vários aprimoramentos técnicos e a inclusão de várias ajudas electrónicas. Um pacote tecnológico generoso que recebeu a designação de Suzuki Intelligent Ride System.
A nova V-Strom 1050 passa também a contar agora com a possibilidade dos encartados na categoria A2 acederem ao modelo através das variantes limitadas a 35 Kw.
O motor é o seu tradicional bicilíndrico em V a 90º, refrigerado por líquido, que foi revisto, e agora conta com 1037 cc. A sua potência sobe até aos 107 cv às 8,500 rpm, contra os 100 cv da geração anterior. O consumo anunciado é de 4,7 litros aos 100 Km.
O design da nova V-Strom 1050 foi inspirado nas icónicas Suzuki DR-Z e Suzuki DR-BIG, duas propostas da marca que fizeram sucesso nos anos oitenta. Uma traça que se reconhece nesta V-Strom sobretudo na finalização dianteira, através do seu farol quadrado (em LED), bem como do bico frontal.
A versão menos equipada e que serve de entrada na gama identifica-se com a designação mais curta, ou seja V-Strom 1050, enquanto que a variante mais rica em equipamentos, entre os quais jantes em raios, recebe a sigla XT.
Cada versão estará disponível em três cores: a V-Strom 1050 XT em amarelo, em laranja-branco e em preto.
Já a V-Strom 1050 estará disponível em preto e em duas variantes de dois tons, branco-preto e cinza-preto.