A novidade da casa britânica chega numa altura em que o ‘downsize’ está cada vez mais na moda e onde “menos é mais”. Novos condutores, mais condutores no feminino, ou ainda outras primazias na forma de viver as motos fazem desta proposta sport tourer no contexto actual um potencial e mais que provável caso de sucesso. Pelo menos é isso que esta Tiger Sport 660 indicia logo que a ficamos a conhecer melhor.
As vendas da Triumph continuam em crescendo, fruto de uma ampliação e diversificação das várias plataformas da gama, e com isso também a oferta de coberturas no pós-venda, em particular em Portugal, onde a marca depois de abrir um espaço próprio de vendas e assistência no Algarve, prepara-se agora para abrir outro no centro do país, mais concretamente em Leiria.
Todas estas circunstâncias serão seguramente abonatórias, também a esta Tiger Sport 660, que se apresenta aqui como uma solução centrada na polivalência e conforto para longas tiradas, ou jornadas a destinos mais longíquos por asfalto. Os encartados na categoria A2 têm aqui uma nova variável de escolha.
Sendo uma proposta de média cilindrada onde pontificam no segmento as Yamaha Tracer 7 (8795 euros), Kawasaki Versys 650 Tourer (9490 euros), ou ainda a Honda NC750X (8300 euros) será principalmente com estas que esta novidade da casa britânica terá de medir forças. Considerando os predicados da nova Tiger Sport 660, a sua estreia no mercado promete trazer alterações nas tendências de compra no segmento, e eventualmente deverá conseguir ir buscar “clientes” que estão normalmente mais inclinados para outras catgorias e/ou cilindradas.
Um dos seus principais predicados é o motor compacto de três cilindros com 660 cc, cujas prestações e forma de entrega dos 81 cv de potência às 10250 rpm e 64 Nm de binário são distintos de toda a concorrência, sendo esta configuração uma estreia absoluta na categoria e inclusive coloca-se como percursora de uma nova referência para o segmento em termos de prestações. A isto junta-se uma apelativa “banda sonora” que só os blocos tricilindricos da Triumph conseguem oferecer.
As performances desta proposta são geridas de forma destinta através de dois modos de condução: Road ou Rain, sendo que estes intervêm na forma como esta Sport 660 intervém no ABS, controlo de tração e na entrega de potência e binário em aceleração (comandada pelo sistema ride-by-wire).
A caixa de velocidades é de 6 engrenagens, sendo que a sua assistência por quickshift está apenas na lista dos mais de 40 opcionais que estarão disponíveis para este modelo “desportivo de viagem”. E neste particular destacam-se várias soluções, como malas lateriais e top-case, ou ainda dispositivos de segurança adicionais, entre outros.
Em termos de suspensões, a Tiger Sport 660 oferece na dianteira um conjunto convencional Showa de 41 mm de bainha; e na traseira dispõe de um monoamortecedor Showa RSU com regulação remota na pré-carga. Os travões estão a cargo da Nissin, na frente com pinças de 2 pistões e discos de 310 mm.
A posição de condução é anunciada como de pleno conforto, muito graças à ergonomia alcançada no posicionamento do guiador em relação aos poisa-pés e ao assento do condutor – este a distar do solo em 835 mm. O depósito de combustível conta com uma capacidade de 17 litros, o que garante uma autonomia generosa entre abastecimentos.
O painel de instrumentos é oferecido em TFT a cores e dispõe de conexação via Bluetooth para ligação a dispositivos externos através da app My Triumph connectivity system.
A nova Tiger Sport 660 terá um preço de 9.095 euros e estará disponível a partir de Janeiro 2022, e terá intervalos de manutenção de 16,000 km.