Fundada a 1 de julho de 1955, a Yamaha Motor Co., Ltd., celebrou em 2020 o 65º aniversário. Nas últimas sete décadas, a empresa desenvolveu alguns dos mais icónicos modelos da indústria. Foi também responsável pela introdução de uma gama de tecnologia inovadora que transformou a experiência de condução.
No final da primeira década deste século, as equipas de desenvolvimento de produtos da empresa tinham como missão criar uma nova geração para o futuro.
Para fazer a diferença, é necessário correr riscos. Alguns dos melhores designs da empresa foram as motos que desafiaram as convenções e se atreveram a ser diferentes. Assim, quando os designers e engenheiros da Yamaha começaram a criar uma nova geração de motos para o século XXI, tomaram a decisão consciente de quebrar todas as regras e enveredar por uma nova direção.
A seguinte decisão chave no desenvolvimento desta nova geração de motos foi o facto de serem claramente japonesas, com aparência e sensação únicas que as distinguem de todas as outras marcas. Jogando com várias influências japonesas, incluindo a subcultura de motos de Tóquio, a equipa de desenvolvimento teve liberdade máxima para explorar todas as possibilidades.
O foco iria incidir na criação de uma moto exclusiva, com uma condução emocionante e agradável, conseguida sobretudo através do débito de binário linear e da grande agilidade.
Foi tido em conta o preço e a facilidade de condução para todos os tipos de cliente.
O aspeto seria minimalista e mecânico para conferir a esta nova geração de motos distintivamente japonesas uma aparência pura e musculada. E cada componente tecnológico estaria presente para servir o condutor e criar uma experiência de condução mais envolvente, gratificante e satisfatória.
Inspirada na subcultura japonesa, e criada por alguns dos mais visionários designers no setor, a MT-07 chegou pouco depois do lançamento da primeira MT-09, e o ano de 2014 assinalou o verdadeiro começo do novo segmento Hyper Naked, que se tornou a força dominante nas ruas da Europa.
O mundo do motociclismo estava em mudança e a Yamaha liderava com dois dos mais significativos novos modelos que a empresa lançaria na sua longa e ilustre história. Com mais de 250.000 unidades vendidas até hoje, a linha MT está a revelar-se a de maior sucesso de sempre produzida pela Yamaha.
Yamaha MT-07: a moto adequada a todos
Quando a MT-07 chegou pela primeira vez em 2014, poucas pessoas perceberam o enorme impacto que esta moto minimalista de 690 cc com dois cilindros teria no mercado europeu. Mas assim que as primeiras máquinas começaram a aparecer nas ruas, espalhou-se a palavra de que esta não era uma moto comum. Bastava um test-ride para o cliente constatar que a MT-07 era realmente um tipo de máquina diferente.
MT significa “Master of Torque” e o motor com tecnologia de planos cruzados mostrou estar à altura do seu nome, com o binário linear a contribuir para o prazer de condução da MT-07 em diferentes condições.
O chassis compacto conferiu-lhe a combinação ideal de agilidade e estabilidade, com a ergonomia simplificada e a posição natural do assento a mostrarem ser um enorme sucesso junto de motociclistas de todas as idades e níveis de experiência. A MT-07 é uma moto que funciona para todos e com um preço competitivo.
Os motociclistas europeus sabem o que querem, pelo que rapidamente constataram que esta Hyper Naked acessível era algo de muito especial. Com mais de 125.000 unidades da MT-07 vendidas desde o seu lançamento, esta é de longe uma das motos Yamaha mais vendidas e tem sido o modelo mais vendido todos os anos na sua classe desde 2014, com quase o dobro de unidades vendidas do rival mais próximo.
A nova geração da Yamaha MT-07: Evolução progressiva
Como moto mais vendida na sua categoria desde o primeiro dia, é evidente que a MT-07 está a oferecer aos clientes da Yamaha exatamente aquilo que eles querem numa moto. Com uma nova carenagem distinta que reflete o seu ADN puro da nova geração da MT, a MT-07 2021, representa a evolução progressiva da moto minimalista preferida na Europa e reforça os valores fundamentais deste peso médio adorado e de enorme sucesso.
Uma gama de características melhoradas, incluindo um motor cativante e cheio de carácter em conformidade com a norma EU5, bem como os travões dianteiros mais potentes, confirmam a experiência de condução da MT-07 líder da sua classe. Ao mesmo tempo, a sensação geral de qualidade é sublinhada pela instalação de um novo farol LED com luzes de presença, piscas LED e instrumentos em LCD. O guiador com tubo de diâmetro variável, e o novo depósito de combustível e assento contribuem para uma posição de condução direita mais confortável, enquanto os mais recentes pneus desportivos Michelin oferecem uma aderência fiável e aumentam o fator de diversão em vários níveis. As novas cores e os detalhes refinados reforçam o ADN da família MT da moto.
Design de nova geração: Puro ADN Hyper Naked
A carenagem de nova geração do novo modelo reflete a evolução contínua da família MT e confere à MT-07 de 2021 uma aparência mais refinada e distinta, bem como uma sensação de qualidade.
O conceito de design consistia em transformar a nova MT-07 na “Irmã mais nova e bonita” na família Yamaha Hyper Naked. Esta aparência de nova geração foi conseguida ao criar um novo estilo forte e distinto que é ao mesmo tempo mais orgânico e maduro.
A chave para a nova aparência é um conjunto de novos faróis LED compacto e minimalista, cujas luzes de presença e farol conferem à dianteira a icónica forma em Y que simboliza a aparência característica da nova geração da família MT. Com uma saliência minimizada, o novo farol LED sublinha a sensação de leveza e agilidade do ponto de vista do condutor. Ao compactar firmemente a nova carenagem, o radiador e o assento à volta do motor CP2 da máquina, os designs com massa centralizada projetam uma verdadeira sensação de binário e potência.
As novas asas nas laterais do novo design das coberturas do depósito de combustível de 14 litros contam com condutas de ar com um design bem definido que transmitem visualmente o fluxo de ar para o motor, o que confere à moto uma postura mais dinâmica e enfatiza o ADN Hyper Naked puro do novo modelo. O ângulo dos apêndices em forma de asa na parte traseira do chassis enfatiza a harmonia do desenho geral. Visto de cima, as condutas de ar projetadas para fora contrastam com a área do banco estreita para transmitir uma sensação de agilidade e liberdade de movimento ao condutor.
As coberturas do depósito de combustível desenvolvidas recentemente são fabricadas em resina plástica moldada por injeção para reduzir o peso. Contam com uma textura moldada em 3D à volta da área de aderência do joelho do condutor para proporcionar um maior nível de controlo e um caráter mais desportivo. Muitas outras alterações de detalhes na cor e nos acabamentos das proteções da suspensão, dos pousa-pés, nos suportes do motor e nas coberturas do motor melhoram a sensação global de qualidade, sublinhando a combinação vencedora do valor excecional com especificações premium que a MT-07 oferece.
Iluminação LED no farol: Compacta e potente
Moderno, compacto e leve, o novo farol LED bifuncional apresenta uma lâmpada de projeção alta/baixa com posicionamento centralizado que transforma o carácter deste modelo de nova geração e sublinha o ADN puro da família MT que partilha com a novíssima MT-09. Além de conferir à MT-07 uma nova aparência arrojada e distinta, este farol de projeção compacto produz um poderoso feixe com limites bem definidos que proporcionam uma excelente visibilidade dianteira durante a condução noturna. As novas luzes de presença LED translúcidas de camada dupla do lado esquerdo e direito conferem a icónica forma em Y da MT-07 que reafirma os seus laços familiares com a MT-09.
Motor CP2 de 690 cc Euro5
O mais recente motor CP2 de 2 cilindros e 690 cc conta com uma conduta de admissão de ar com design reformulado e definições otimizadas do injetor de combustível, bem como com um novo escape 2 em 1 e uma nova ECU.
Estas alterações permitem uma resposta do motor mais linear, mantendo a performance cheia de carácter.
O motor de 2021 oferece uma curva de binário/rpm mais suave para uma fantástica velocidade máxima e aceleração emocionante, com um binário máximo de 67 Nm/6,8 kg-m produzido logo às 6500 rpm e potência máxima de 73,4 PS/54 kW às 9000 rpm, este é o melhor motor desta categoria.
A nova válvula de corte de purga elétrica e a bateria leve asseguram arranques fáceis, mesmo quando a máquina está parada durante longos períodos. O motor de 2021 também conta com uma nova cobertura de motor Crystal Graphite, bem como um novo tubo de escape, uma nova ponteira e protetores de escape prateados.
A cambota de 270 gaus do motor de conceito de planos cruzados oferece uma sequência de ignição desigual com um som de escape mais característico que enfatiza a sensação de binário durante a aceleração. O débito de binário mais linear do grupo de potência de 2021 assegura uma resposta fantástica em todas as rotações, o que faz com que a MT-07 seja uma das motos mais agradáveis e acessíveis em qualquer categoria.
Discos dianteiros duplos de 298 mm
Uma das melhorias técnicas mais significativas na MT-07 é o novo sistema de travagem dianteiro de alta especificação. O tamanho do disco duplo dianteiro aumenta de 282 mm no modelo anterior para 298 mm na nova moto, o que confere mais potência de travagem e maior capacidade de controlo sem aumento de peso. A par do disco traseiro de 245 mm, o novo sistema oferece uma performance acrescida e, com a montagem dos novos pneus, o aumento da potência de travagem é particularmente evidente em condições molhadas.
Posição de condução melhorada
A MT-07 já é considerada a moto ideal para todos graças à sua posição de condução vertical natural e à ergonomia relaxada que a torna tão popular entre os motociclistas de todas as idades e níveis de experiência.
Após inúmeras avaliações em modelos de argila e muitos test-drives com motociclistas de diferentes características físicas, os designers da Yamaha afinaram a posição de condução da nova MT-07 para proporcionar um maior conforto e maior capacidade de controlo. O modelo de 2021 está equipado com o novo guiador em alumínio de espessura variável que é 32 mm mais largo para proporcionar uma posição de condução mais assertiva, permitindo assim exercer mais força para facilitar manobras a baixa velocidade.
Novo painel de instrumentos LCD
O modelo de 2021 conta agora com instrumentos LCD de especificação superior com cores. O painel de instrumentos invertido é semelhante à unidade equipada na Tracer 700. O ecrã multifunções compacto e leve conta com ecrãs de maior dimensão para o relógio, a mudança engrenada, os conta-quilómetros parciais e o tacómetro para apresentar informações mais precisas. A utilização de cores destaca os ecrãs chave e o novo interruptor no guiador permite ao condutor operar o indicador de forma mais fácil e eficiente.
Novos pneus Michelin PR5
Os pneus Michelin PR5 de nova especificação (180/55-17 na traseira e 120/70-17 na dianteira) oferecem excelentes níveis de tração, bem como uma performance de condução desportiva e excelentes qualidades de manobrabilidade em piso molhado, o que fazem da MT-07 a escolha ideal para os condutores novos e experientes.
Novas cores
Para 2021, a nova MT-07 está disponível nos mais recentes esquemas de cores e elementos gráficos que reforçam a ligação à família MT e conferem uma sensação de alta qualidade a este fantástico peso médio. As novas manetes em preto conferem uma aparência refinada, e os cabos na zona do cockpit são reencaminhados para melhorar o aspeto.
A nova MT-07 deverá começar a chegar aos concessionários nacionais já em janeiro com o preço ainda por definir.