Depois do lançamento da MT-09 em 2013, a Yamaha foi bem sucedida na captação de motociclistas para o ‘lado negro do Japão’. Só a MT-09 conseguiu atrair 50 000 nos primeiros quatro anos, só na Europa. A ela seguiram-se as MT-07, MT-10 e MT-125, que vieram assim completar a gama hyper naked da marca japonesa.
Depois de ter sido remodelada em 2018 – recebendo também uma versão SP -, com essa segunda geração a cumprir a Euro 4, a Yamaha apresenta agora o modelo de 2021. Mais potente e mais leve.
A alma da MT-09 é o seu motor tricilíndrico. O CP3 mantém a tecnologia de planos cruzados da cambota, mas viu a sua cilindrada aumentada. Passou de 847 cc a 889 cc, graças ao aumento do curso dos êmbolos. As cotas internas (diâmetro x curso) são agora de 78 × 62,1 mm, em vez das anteriores 78 × 59,1 mm, o que resulta num aumento de 42 cc.
Motor (ligeiramente) maior, mais potente e mais leve
O motor foi assim totalmente renovado, cunprindo a norma Euro 5 e sofrendo um ligeiro aumento de potência e binário. Ao mesmo tempo, emagreceu 1,7 kg. A potência é agora de 119 cv às 10 000 rpm, com o binário máximo de 93 Nm a ser atingido às 7000 rpm, ou seja, 1500 rpm abaixo do que acontecia anteriormente. O objectivo foi melhorar as prestações na condução no mundo real. A caixa de seis velocidades tem quick shifter nos dois sentidos. As relações das primeira e segunda velocidades foram alongadas, e a embraiagem assistida e deslizante tem um novo material nos discos e também uma forquilha de engrenamento com novo desenho.
Em termos electrónicos, a MT-09 mantém o acelerador electrónico YCC-T mas agora com um novo sensor de posição (APSG, ou Accelerator Position Sensor Grip), como já acontece na R1. Outra característica que herdou da desportiva de um litro da marca japonesa é a IMU, sendo a primeira hyper naked a usar o dispositivo electrónico que maximiza o funcionamento das ajudas electrónicas à condução, que passam assim a ser sensíveis à inclinação.
O controlo de tracção tem três modos, dois pré-programados e um personalizável.
Mais leve que antes
O motor é montado num novo quadro Deltabox de alumínio, que em conjunto com o braço oscilante é 2,3 kg mais leve do que anterior. O peso total em ordem de marcha anunciado para a nova Yamaha MT-09 é de 189 kg, menos 4 kg do que na versão anterior.
A suspensão está a cargo de uma forquilha invertida de Ø41 mm totalmente ajustável e revista para 2021, e um amortecedor traseiro da mesma marca, ajustável e também revisto face à geração anterior.
As jantes da nova MT-09 são obtidas pelo método de forja por rotação, que permite uma espessura de apenas 2 mm, mantendo a resistência necessária. Em conjunto, as duas jantes pesam menos 700 g que as anteriores. Montam pneus 120/70-17 à frente e 180/70-17 atrás.
Os travões continuam a ter os discos de Ø298 mm com pinças de montagem radial
O painel de instrumentos é um ecrã TFT de 3,5 polegadas, navegável através de botões no guiador.
A nova Yamaha MT-09 vai estar disponível em três cores diferentes.