A nova MT-10 já é sem qualquer dúvida a rainha da gama hyper naked da Yamaha. Desde o seu lançamento em 2007, esta moto de sucesso ganhou o maior respeito de todos os que a conduziram – assim como de todos os que a viram em ação.
Com a sua finalização naked, motor de alto binário e um aspeto distinto, destacou-se desde logo de outras ofertas de mercado. Foi o início de uma nova era que teve evolução com o lançamento da MT-09, em 2013. Os motociclistas europeus adoraram o que viram – uma moto desportiva Naked com uma característica muito especial que lhes deu o binário, a agilidade e a sensação de que estavam à procura.
A mais recente evolução da MT-10 está equipada com uma versão refinada do motor de planos cruzados CP4, arrefecido a líquido, intimamente relacionado com a R1. Desenvolvendo uma potência aumentada e produzindo uma sensação de binário mais forte, este é o motor mais potente e tecnologicamente mais avançado alguma vez visto numa moto hyper naked Yamaha.
Hyper O design atualizado de 2022 beneficia de pistões forjados de alumínio leve, bielas descentradas e cilindros com revestimento direto nas paredes, de forma a garantir a máxima eficiência, possuindo também uma série de novas funcionalidades específicas do modelo, que foram projetadas para melhorar a sensação de binário. Para melhorar a média potência, focada na estrada, são usadas bielas de aço em vez dos componentes de titânio utilizados na R1, e o momento de inércia na cambota foi aumentado.
As definições de injeção de combustível foram alteradas para providenciar um nível ainda mais elevado de binário linear entre as 4000 e as 8000 rpm – e o design dos sistemas de admissão e escape também foi modificado para dar à MT-10 um caráter muito mais emocionante e único, de binário a 360°. A economia de combustível foi também melhorada, os níveis de CO2 reduzido, e este motor mais potente cumpre os regulamentos da UE5.
O som feito por qualquer moto – seja de admissão ou de escape – é uma das suas características mais marcantes, e os engenheiros da Yamaha focaram-se em criar uma banda sonora única para a MT-10, projetando um novo sistema de admissão. A MT-10 possui um novo escape em titânio e este sistema leve apresenta novos coletores e silencioso em titânio. Tal como a nova admissão afinada, o escape foi concebido para emitir um som profundo e distinto que enfatiza a sequência de ignição desigual da moto.
Derivado da R1 líder de classe, o chassis Deltabox de alumínio é um dos designs mais leves, resistentes e afinados em qualquer categoria. Desenvolvido para lidar com 200 CV, este quadro de alta tecnologia conta com a ajuda da força do motor CP4 para manter o peso no mínimo. Equipado com um longo braço oscilante de alumínio, mas com uma distância entre eixos compacta de 1405 mm, o chassis Deltabox proporciona um controlo estável, leve e ágil numa grande variedade de condições de baixa e alta velocidade.
Suspensões dianteira e traseira otimizadas
O sistema de suspensão avançado da MT-10 utiliza configurações otimizadas específicas do modelo que foram concebidas para fornecer controlo preciso e maneabilidade em estrada, seja nas movimentadas ruas da cidade ou em contexto de potência agressiva de curvas nas montanhas.
A suspensão dianteira KYB totalmente ajustável de 43 mm oferece um curso de 120 mm e pode ser configurada para corresponder às preferências pessoais de condução do piloto. Esta suspensão de alta especificação está complementada por um amortecedor traseiro KYB totalmente ajustável que pode ser facilmente afinado para lidar com cargas e estilos de condução distintos.
O sistema de travagem dianteiro da MT-10 possui discos duplos flutuantes de 320 mm com pinças de 4 pistões de montagem radial – o mesmo sistema utilizado na R1. Para 2022 está em destaque um novo cilindro principal do travão radial Brembo, dando uma melhor sensação de travagem na manete para uma maior capacidade de controlo.
Novo estilo compacto e minimalista
A nova MT-10 tem um visual completamente novo com uma sensação mais integrada que dá uma aparência mais minimalista e imponente. Os novos faróis LED monofoco compactos com unidades separadas de feixe alto e baixo proporcionam uma excelente iluminação e projetam um feixe potente e uniforme com luz mais suave nas extremidades. As luzes de posição LED estão situadas acima dos faróis e o novo frontal transforma a aparência deste modelo emblemático e dá-lhe um aspeto ainda mais requintado mas dominador.
Electrónica ao serviço da performance
A nova hyper naked da Yamaha conta ainda com um vasto pacote de ajudas à condução, que conjugam uma atuação electrónica sobre vários elementos mecânicos, entre os quais figuram um Limitador de velocidade variável, Sistema de Mudanças Rápidas (QSS), Acelerador “ride-by-wire” APSG com quatro modos de entrega de potência (PWR), IMU de 6 eixos com ajudas para o motociclista, Sistema de controlo de tração sensível a inclinação, Sistema de controlo de deslizamento (SCS), Sistema de controlo de ELEVAÇÃO (LIF), Gestão da Travagem do Motor (EBM), Controlo da Travagem (BC), Controlo de Condução Yamaha (YRC).
Esquemas de cores
A Yamaha vai disponibilizar a nova MT-10 em três opções de cores. A Cyan Storm faz a evolução da história do DSOJ numa nova e emocionante direção, oferecendo uma nova visão sobre a forma técnica colorida e focada nas tendências. A Icon Blue é uma nova cor dinâmica inspirada nas motos de corrida de fábrica, e apresenta painéis azuis e jantes de roda azul. A Tech Black projeta um visual subestimado e temperamental, e apresenta uma estrutura totalmente preta com jantes de roda preta.
As entregas aos concessionários na Europa iniciam-se a partir de Fevereiro de 2022.
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