Para além da renovação da S 1000 XR, a BMW apresentou dois novos modelos: a F 900 R, sucessora da actual 800, e um novo modelo, a F 900 XR.
Para isso aumentou a cilindrada do bicilíndrico paralelo dos 853 para os 895 cc, obtendo uma potência máxima de 105 cv às 8750 rpm. Tem dois modos de condução de origem, Rain e Road, com os modos Pro a serem opcionais, a par do Dynamic Traction Control, ABS Pro e Dynamic Brake Control.
A F 900 R é uma roadster que pretende dar um passo em frente face à anterior F 800 R em termos dinâmicos, enquanto que apresenta uam filosofia mais touring, num formato de trail puramente estradista, à semelhança da XR maior.
Diferentes posições de condução
Por isso, enquanto que a R proporciona uma posição de condução mais desportiva, a XR pretende ser mais relaxada, e para isso inclui também um vidro dianteiro regulável em altura.
O depósito de ambas tem um novo tipo de construção, em plástico soldado, com uma capacidade de 13 litros para a R e 15,5 litros para a XR. Este passa a estar na sua localização clássica, entre a coluna de direcção e o assento, e não por baixo deste como acontecia nas anteriores F 800.
Partilham a mesma ciclística, incluíndo as suspensões, com forquilha invertida de Ø43 mm e jantes de 17 polegadas em ambas as extremidades. A distância entre eixos diminuiu em relação à F 800 R, assim como o ângulo da coluna de direcção é mais fechado.
Preços já definidos
Como é apanágio da BMW, a novas F 900 têm uma extensa lista de acessórios e opcionais, dos assentos de diferentes alturas, ao incontornável Dynamic ESA, modos Pro, passando pelo farol dianteiro adaptativo, para uma melhor iluminação em curva.
As F 900 chegam ao nosso mercado na Primavera e já t|em preço: 8925 € para a F 900 R e 11 700 € para a F 900 XR.