A gama Tracer da Yamaha tem sido muito bem sucedida, e para 2021 a marca japonesa anuncia a renovação destes modelos. Com um motor de maior cilindrada, um novo quadro e estética renovada, até o nome muda: eis a Tracer 9. Para além disso, a Tracer 7 recebe também uma actualização e uma nova versão GT.
As novas Tracer 9 e Tracer 9 GT recebem o novo motor de maior cilindrada já anunciado também a MT-09. Esta geração do motor CP3 conta com 889 cc, mais 42 cc do que anteriormente. Este aumento de cilindrada traz consigo um aumento 4 cv na potência máxima, que é agora de 119 cv às 10 000 rpm; o binário é de 93 Nm às 7000 rpm, um valor 7% superior ao anterior e conseguido 1500 rpm mais cedo. Apesar do aumento de cilindrada, o motor pesa menos 1,7 kg que a versão anterior. A caixa de velocidades está equipada com quick shift em ambas as direcções.
Maior cilindrada
Tal como na mais recente geração da MT-09, o novo CP3 é montado num novo quadro Deltabox que altera a posição relativa do motor na moto. Para além disso, o braço oscilante é ligeiramente mais longo, mas mantendo a mesma distância entre eixos da geração anterior. Este conjunto ciclístico foi concebido de modo a poder suportar mais carga, cujo total pode ser agora de 193 kg (condutor, passageiro e bagagem); isto representa um aumento de 7% face à anterior.
Graças à implementação da IMU, a unidade de medição inercial de seis eixos, em conjunto com o acelerador eletrónico APSG, o conjunto de ajudas electrónicas à condução são da mais recente geração e incluem controlo de tracção, Slide Control System (SCS), sistema anti-cavalinho (LIF) e sistema de controlo de travagem (BC) complementar ao ABS, com dois modos.
Existem quatro modos de condução elegíveis pelo condutor e cruise control. Todas estas informações surgem no novo painel de instrumentos. São dois ecrãs TFT a cores de 3,5 polegadas colocados lado a lado, cada um com o seu tipo de informação.
A Tracer 9 ganhou um depósito maior, de 19 litros (em vez dos 18 anteriores, e ficou no geral mais leve, acusando 213 kg em ordem de marcha, menos 2 kg que a geração anterior. O assento está a 815 mm do solo, mais baixo do que na geração anterior, e o vidro dianteiro é ajustável manualmente num total de 50 mm, em incrementos de 5 mm.
Suspensão electrónica na Tracer 9 GT
A Tracer 9 GT está equipada com suspensões KYB Actimatic Damper System (KADS), um sistema de suspensão semi-activa de controlo electrónico, com dois modos pré-programados.
Outra novidade é o sistema de iluminação. Para além de ser LED, tem um sistema inteligente para iluminar melhor em curva. Graças ao processamento da IMU, e tendo em conta a velocidade e a inclinação em curva, o sistema vai aumentando o brilho das luzes com o ângulo de inclinação. Depois da FJR1300AE a Tracer 9 GT é o segundo modelo da Yamaha a receber este sistema.
A Tracer mais pequena, que agora passa a denominar-se Tracer 7, ganhou a versão GT, que para além do assento mais confortável e vidro dianteiro mais alto, tem malas laterais de 20 litros.
As novas Tracer 9 e Tracer 7 vão começar a chegar ao mercado em Março, de 2021 e os seus preços não foram ainda divulgados.