Novas Yamaha WR250F e WR450F chegam em Dezembro

A nova gama de enduro da Yamaha chega já em Dezembro com várias evoluções nas variantes WR250F e WR450F.

A nova geração WR250F e WR450F da Yamaha preparam a sua estreia no mercado e prometem novas evoluções, incluindo um design de motor exclusivo com a cabeça do cilindro invertida, bem como a aplicação para smartphone Power Tuner pioneira que permite rápidas e fáceis afinações em pista.

Para 2022, a WR250F foi submetida a um grande renovação do motor e do quadro com a tecnologia avançada da moto que dominou a classe de motocross de 250 cc em 2021.

Motor evoluído

A WR250F de 2022 está equipada com um motor de arranque elétrico a 4 tempos com refrigeração líquida de especificações superiores que foi substancialmente renovado com a adoção de várias das características relacionadas com a potência da YZ250F, a atual campeã do mundo.

A nova cabeça de cilindro tipo YZ250F é um dos componentes chave que proporciona à WR250F de 2022 uma performance muito mais forte nas gamas de rotações média e alta para tempos de treinos especiais ainda mais rápidos. A admissão virada para a frente do motor também inclui novas condutas. A par de uma abertura de admissão do tipo YZ250F mais ampla, este novo design permite um caudal de admissão superior para aumentar a eficiência da combustão e a potência em toda a gama de rotações.

A nova cabeça também está equipada com uma árvore de cames do escape redesenhada para melhorar as baixas e médias rotações. As novas afinações da ECU foram concebidas para otimizar a versatilidade do novo motor a todas as velocidades. Para oferecer conforto durante todo o dia, conta com um veio de mudanças redesenhado, bem como uma nova came inferior que proporciona mudanças de velocidades mais suaves e mais fáceis. O coletor envolvente conta com uma nova proteção contra o calor para evitar que fique preso nos em ramos e outros perigos ambientais. Também pode contar com um suporte mais resistente no silenciador curto.

Um recurso chave à disposição dos condutores WR250F é a aplicação Power Tuner, que permite afinar o motor através de uma ligação sem fios através de um smartphone. Esta tecnologia inovadora facilita o ajuste do carácter de potência do motor para se adequar aos diferentes terrenos e condições de superfície sempre diferentes, e um interruptor montado no guiador que permite ao condutor selecionar entre 2 mapeamentos de motor carregados para fazer ajustes de potência de forma imediata.

Rigidez do quadro revista

Para a temporada de competição de 2022, o quadro em alumínio leve com perfis bilaterais da WR250F também conta com a mais recente tecnologia da vencedora YZ250F . Fabricado com a técnica avançada de fundição CF (Controlled Fill, enchimento controlado) da Yamaha que permite a utilização de paredes de diferentes espessuras, o quadro conta com um equilíbrio de rigidez revisto para corresponder à performance mais elevada do novo motor.

Ao ajustar a flexibilidade do quadro em locais específicos, e ao instalar novos suportes de motor de rigidez ajustada, os engenheiros da Yamaha foram capazes de criar um chassis incrivelmente forte que também proporciona excelentes níveis de feedback, dando ao condutor uma sensação de maior leitura à superfície da pista.

Suspensão KYB que vence corridas

A suspensão dianteira KYB líder do setor da Yamaha, com o melhor sistema de amortecimento sensível à velocidade na sua classe, foi ainda mais refinado no modelo de 2022 com uma série de modificações que proporcionam uma sensação ainda melhor de manobrabilidade e direção. As novas regulações de amortecimento estão à altura da rigidez revista do novo quadro, com o T e a mesa, e os apoios do guiador, os poisa-pés e o eixo dianteiro reformulados, a refinarem ainda mais a qualidade de condução.

A suspensão traseira ajustável com biela também foi melhorada com regulações de amortecimento revistas no amortecedor KYB para fazer do sistema de suspensão WR250 um dos melhores pacotes originais de equipamento no mundo do enduro.

Travão dianteiro de maior performance do tipo YZ250F

A potência de travagem é tão importante como a potência do motor. Por isso, a WR250F de 2022 está equipada com uma configuração de travão dianteiro mais leve e mais potente tal como a YZ250F vencedora de MX2 GP.

Este design mais avançado utiliza uma pinça frontal 30% mais rígida que está equipada com êmbolos de maior diâmetro de 25,4 mm e um novo disco dianteiro de 270 mm. As novas pastilhas de travão têm uma área de superfície 25% maior do que o sistema anterior, o que proporciona uma performance de travagem potente e altamente controlável que consegue reduzir preciosos segundos nos tempos dos ensaios cruciais.

Novo painel multifunções

Durante um longo e duro dia de condução, o novo manómetro compacto e leve mantém o condutor informado com uma série de informações. No modo standard, o painel apresenta o velocímetro, o relógio, o temporizador e dois conta-quilómetros parciais. Em modo de corrida, o ecrã mostra as informações chave necessárias durante o enduro, como a velocidade média, o temporizador e a funcionalidade trip. Conta também com um indicador de consumo acumulado de combustível, bem como luzes avisadoras de combustível baixo e do motor.

Novos grafismos

Os novos grafismos de 2022 refletem o pedigree de competição VictorYZone da Yamaha e integram os grafismos em relevo em Icon Blue e azul-escuro que oferecem uma excelente durabilidade e resistência a riscos para manterem uma excelente aparência.

Novas caraterísticas da WR250F

  • Nova cabeça de cilindro do tipo YZ250F
  • Nova árvore de cames do escape com as especificações da YZ250F
  • Novo ducto de admissão com o formato da YZ250F
  • Nova junta de admissão do tipo YZ250F
  • Design melhorado do tensor da corrente de distribuição
  • Veio de equilibrio do motor redesenhado
  • Nova cames de seleção da caixa de velocidades
  • Novo quadro Deltabox em alumínio fundido de enchimento controlado
  • Novos suportes do motor com níveis de rigidez específicos para a WR
  • Suspensão dianteira KYB líder do setor com regulações de amortecimento revistas
  • Novo T e mesa com apoios do guiador redesenhados
  • Novos poisa-pés do tipo YZ250F, guiador e eixo dianteiro
  • Novo painel de instrumentos multifunções
  • Suporte do guia de corrente mais forte
  • Novo disco dianteiro de 270 mm com uma superfície 16% mais ampla
  • Nova pinça do travão dianteiro mais rígida com êmbolos de grande dimensão
  • Novas pastilhas de travão dianteiro com 25% mais área de contacto com o disco
  • Nova proteção contra o calor do escape
  • Novo suporte do silenciador mais resistente

Outros destaques técnicos da WR250F

  • Motor DOHC de 250 cc a 4 tempos com refrigeração líquida
  • Cabeça do cilindro invertida com entrada virada para a frente
  • Aplicação Yamaha Power Tuner para a afinação do motor por smartphone
  • Arranque elétrico
  • Ventilador de refrigeração do radiador
  • Excelente centralização da massa para uma manobrabilidade leve
  • Transmissão específica de enduro de 6 velocidades com uma vasta gama de relações
  • Embraiagem com sensação de leveza com afinador rápido
  • Quadro Deltabox em alumínio compacto e leve
  • Suspensão dianteira de molas helicoidais com amortecimento sensível à velocidade KYB líder do setor
  • Suspensão traseira com sistema de bielas
  • Amortecedor KYB com reservatório de alta capacidade
  • Guiador ajustável de 4 posições montado em borracha
  • Interruptor de mapeamento do motor de dois modos montado no guiador
  • Depósito de combustível de 7,9 litros
  • Proteção do cárter em resina leve
  • Carenagem Icon Blue
  • Jantes azuis
  • Grafismos moldados no plástico
  • Assento plano e estreito
  • Corrente com O-ring
  • Descanso lateral em alumínio de montagem alta

WR450F de 2022

Totalmente redesenhada para a temporada de 2021, a WR450F é uma das motos mais rápidas, mais resistentes e mais avançadas na sua classe. Tal como a WR250F melhorada, a WR450F beneficia de uma vasta gama de tecnologia vencedora da sua irmã do MX.

Motor de cabeça do cilindro invertida de alta tecnologia

O grupo motopropulsor de 450 cc compacto e leve da WR450F conta com o desenho de cabeça do cilindro invertida de referência da Yamaha que traz uma série de vantagens, como o aumento da eficiência da admissão e uma centralização da massa ideal que contribui para a sensação de agilidade da moto. Ao mesmo tempo, a transmissão de 5 velocidades resistente e a embraiagem de alta resistência estão prontas para proporcionar mudanças de velocidades suaves e fiáveis, mesmo durante as condições mais severas. Além disso, a aplicação Power Tuner intuitiva aumenta a versatilidade ao permitir regulações rápidas e fáceis às afinações do motor praticamente em quaisquer condições.

Quadro com perfis em alumínio leve

O quadro leve de perfis bilaterais em alumínio da WR450F foi fabricado com a tecnologia CF (Controlled Fill, enchimento controlado) exclusiva da Yamaha que permite a utilização de paredes de espessura variável para proporcionar um equilíbrio de rigidez regulado com grande precisão, ideal para o enduro, onde é crucial a sensação e a resposta de grande precisão.

A melhor suspensão na sua classe

A suspensão está entre as melhores da sua classe e conta com a suspensão KYB altamente reconhecida, com um sistema sensível à velocidade que proporciona um controlo superior em condução a baixa e alta velocidade. A traseira ajustável com biela conta com uma suspensão traseira KYB especialmente afinada. A dianteira e a traseira contam com afinações específicas de enduro para uma absorção de impactos eficaz numa ampla gama de velocidades e em diferentes tipos de terreno.

O sistema de travagem da WR450F conta com o mesmo sistema da WR250F de 2022, com um disco dianteiro de 270 mm e uma pinça com êmbolo de grande dimensão leve que oferece uma incrível potência de travagem a par de uma sensação de precisão.

O ecrã multifunções compacto e leve conta com um conta-quilómetros, dois conta-quilómetros parciais, relógio e cronómetro/temporizador, e um indicador de consumo de combustível muito útil que permite aos pilotos e às equipas planear as paragens de abastecimento com maior precisão.

Destaques técnicos da WR450F de 2022

  • Motor DOHC de 450 cc a 4 tempos com refrigeração líquida
  • Cabeça do cilindro invertida com entrada virada para a frente
  • Aplicação Yamaha Power Tuner para a afinação do motor por smartphone
  • Instrumentação compacta com indicador de consumo de combustível
  • Arranque elétrico
  • Radiadores de grande capacidade com ventilador de arrefecimento
  • Excelente centralização da massa para uma manobrabilidade leve
  • Transmissão específica de enduro de 5 velocidades com uma vasta gama de relações
  • Embraiagem duradoura resistente ao calor com afinador rápido
  • Quadro Deltabox em alumínio compacto e leve
  • Suspensão dianteira de amortecimento sensível à velocidade KYB líder do setor
  • Suspensão traseira com sistema de bielas
  • Amortecedor KYB com reservatório de alta capacidade
  • Guiador ajustável de 4 posições montado em borracha
  • Interruptor de mapeamento do motor de dois modos montado no guiador
  • Depósito de combustível de 7,9 litros
  • Proteção do cárter em resina leve
  • Carenagem Icon Blue
  • Jantes azuis
  • Grafismos moldados no plástico
  • Assento plano e estreito
  • Corrente com O-ring
  • Descanso lateral em alumínio de montagem alta

A WR250F e a WR450F estarão disponíveis em Icon Blue com novos grafismos. A chegada destes modelos aos concessionários será no início em Dezembro de 2021. Os preços não foram ainda anunciados.