Tornada mais aventureira
Muitos foram o rumores que correram sobre a chegada desta nova Honda Africa Twin, muitos deles correctos. A Honda Africa Twin de 2020 vê mesmo a sua cilindrada subir e o seu peso descer. As previsíveis melhores prestações e agilidade, junta-se a adopção de uma unidade de medição inercial (IMU) que irá ajudar em muito a melhorar o funcionamento das ajudas à condução, nomeadamente a actuação do controlo de tracção e ABS.
O quadro foi totalmente revisto, com a rigidez alterada junto da coluna de direcção para melhores sensações na condução, e no geral é 1,8 kg mais leve do que antes. Agora tem um sub-quadro em alumínio, que é aparafusado, permitindo ser desmontado e trocado com facilidade.
Esteticamente a Honda Africa Twin foi refrescada querendo a marca aproximar a Africa Twin de uma moto de rali. A nova Honda Africa Twin tem chegada prevista ao mercado ainda antes do final do ano, e o preço não está ainda definido.
Motor e electrónica melhorados
Para 2020, a arquitetura essencial do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas tem uma cilindrada de 1.084 cm³, subindo dos 998 cm³. Como resultado, a potência de pico passa de 95 para 102 CV (75) kW às 7.500 rpm e o pico de binário subiu de 99 para 105 N·m às 6.250 rpm. Significativamente, o aumento óbvio da potência e do binário faz-se sentir das 2.500 rpm até ao redline.
Para obter esta cilindrada mais elevada, os cilindros mantiveram o seu diâmetro de 92 mm, mas o curso é maior, 81,5 mm (antes, era de 75,1 mm); a relação de compressão é de 10,1 : 1. As camisas dos cilindros agora também são de alumínio. Juntamente com outras medidas de pormenor de redução do peso na transmissão e noutros locais, o motor de caixa manual está agora 2,5 kg mais leve (66,4 kg) do que o design anterior; o motor da versão DCT ficou 2,2 kg mais leve, com 74,9 kg.
Electrónica Melhorada
Em 2018, o motor da Africa Twin recebeu os benefícios e as vantagens do acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire); esta inclusão veio permitir uma gestão muito mais apurada da potência e do caráter do motor, bem como alargar a aplicação do sistema HSTC de controlo de tração selecionável à roda traseira; agora para 2020, o sistema evoluiu de maneira inteligente e trabalha em conjunto com uma unidade IMU de seis eixos*. O sistema oferece 4 níveis de potência e 3 níveis de travagem do motor. Ainda existem sete níveis de controlo de tração HSTC, mas a quantidade de intervenção de cada nível foi otimizada para trabalhar com as informações em tempo real (ângulo e relação de guinada (yaw)/rolamento) da IMU. O espaçamento dos níveis foi otimizado para dar ao condutor uma escolha mais precisa da quantidade de patinagem do pneu traseiro para andar fora-de-estrada. O sistema HSTC também pode ser totalmente desligado.
Ciclística revista
Para 2020, juntamente com a adição do controlo da unidade IMU, o equilíbrio entre a resistência e a rigidez do quadro de berço semi-duplo em aço da Honda Africa Twin foi completamente revisto pelos engenheiros de desenvolvimento da Honda, com vista a reforçar a sua capacidade total – tanto em estrada, como fora dela.
A rigidez na zona circundante da coluna de direção foi otimizada para melhorar a sensação de aderência na frente da moto; as traves principais também são mais finas e a direito, dispensando a travessa tubular dianteira. O quadro é 1,8 kg mais leve que antes. O design integral em aço do modelo anterior é substituído por um sub-quadro em alumínio (de acabamento vermelho) aparafusado que é 40 mm mais fino e que tem uma largura de 195 mm – crucial para que o condutor chegue facilmente com os pés ao chão. O braço oscilante de alumínio é totalmente novo, está 500 g mais leve.
A altura ao solo permanece nos 250 mm, com 1.574 mm de distância entre eixos e inclinação da coluna da direção/eixo de arraste (trail) de 27°30’/113 mm. O peso em ordem de marcha é de 226 kg, 4 kg mais leve.
Suspensões
Com um curso de 230 mm, a forquilha dianteira invertida Showa de cartucho com 45 mm de diâmetro oferece um curso longo para a absorção sem problemas dos ressaltos e foi revista ao nível das definições internas para melhorar as performances em estrada e fora dela. O amortecimento em extensão e compressão é totalmente ajustável. As mesas de direção (ambas em alumínio, fundido em cima e forjado em baixo) – a que se junta um veio de direção oco também em alumínio – “abraçam” as colunas da forquilha através de dois parafusos em cada mesa.
Também revisto para complementar a suspensão dianteira, o amortecedor traseiro (também uma unidade Showa) possui um curso de 220 mm e possui um cilindro de 46 mm e um reservatório, oferecendo um controlo de amortecimento estável, nas condições de condução off-road mais exigentes. A pré-carga da mola pode ser ajustada através de um comando no corpo do amortecedor; o amortecimento em extensão e em compressão também é totalmente ajustável.
Desenho e equipamento
Agressiva e compacta. Estas são as duas palavras que resumem a ciclística tipo rally da nova Africa Twin. E existe um motivo – melhorar a condução fora-de-estrada. O para-brisas fixo é bastante mais curto do que antes e deixa ver bem a estrada à frente e, apesar de a altura do banco permanecer nos 850-870 mm, o guiador está agora 22,5 mm mais alto, oferecendo uma posição de condução direita, confortável e de elevado controlo, seja sentado ou em pé. A seção traseira é mais esguia e o próprio banco é 40 mm mais estreito, para que o condutor chegue melhor com os pés ao chão; o seu formato também foi cuidadosamente esculpido para facilitar os movimentos para frente e para trás do condutor. Como opção da gama de acessórios genuínos, podemos encontrar também um banco mais baixo (825-845 mm) e outro mais alto (875-895 mm).
Equipamento
O novo farol duplo de LEDs está em posição mais elevada e possui um feixe de luz penetrante; também está incluído um conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) com função automática de ajuste à intensidade da luz ambiente que melhora a segurança, independentemente das condições. As proteções dos punhos são de série. O ecrã TFT é sensível ao toque e tem 6,5 polegadas; esta unidade MID (Multi Information Display – Ecrã Multi-Informações) a cores mantém o condutor informado e em controlo de todos os sistemas da Africa Twin e cada um dos modos de condução é selecionado na parte superior esquerda do ecrã.Este componente também possui protocolo Apple CarPlay® e permite ligar um iPhone® Apple através do ecrã sensível ao toque. Esta unidade também permite aceder às aplicações de navegação e exibir as suas informações e, por meio de um sistema de auscultadores e microfone Bluetooth instalado no capacete, podem ser feitas ou recebidas chamadas telefónicas. Os piscas de direção, dianteiros e traseiros, têm uma função de sinalização de travagens de emergência, para quando o condutor travar de repente e têm também função de cancelamento automático.
Para o modelo de 2020, o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro é agora equipamento de série.
Versão Adventure Sports
A Honda Africa Twin Adventure Sports tem tudo isto e mais algumas coisas. Motor, quadro e a posição de condução são as mesmas (ambas com o assento 50 mm mais baixo do que anteriormente), mas tem um depósito maior (24,8 l, em vez dos 24,2 l anteriores) e melhor protecção aerodinâmica, com um vidro com regulação em altura.
Para além das luzes diurnas em LED (que se ajustam automaticamente à intensidade da luz ambiente), a Adventure Sports tem também luzes de curva em três fases, que usa as informações de velocidade e inclinação fornecidas pela IMU para adequar a iluminação em curva.