No dia 7 de novembro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o australiano Remy Gardner, filho do campeão mundial de 500cc Wayne Gardner, terá a primeira oportunidade de conquistar o seu primeiro título mundial na categoria de Moto2.
E outro australiano filho de outra lenda do motociclismo, no seu caso do Mundial de Superbikes, Oli Bayliss, está prestes a dar os primeiros passos no campeonato do mundo supersport, após o anúncio desta sexta-feira da equipa da Barni Racing de que o filho do grande Troy Bayliss irá correr com eles em 2022 no Mundial de Supersport com a Ducati Panigale V2.
Oliver, filho da lenda da Ducati Troy Bayliss, nasceu dia 20 de setembro de 2003 e, apesar da pouca idade, já ganhou experiência com a Ducati Panigale V4 R no ASBK, o Campeonato Australiano de Superbikes.
Depois de fazer sua estreia em 2020 com um terceiro lugar em Morgan Park, Oli Bayliss correu toda a temporada de 2021 de ASBK com a moto de quatro cilindros de Borgo Panigale da DesmoSport Ducati; conquistou a sua primeira vitória na pista de Hidden Valley.
O anúncio da chegada de Oliver Bayliss ao WorldSSP surge exatamente 20 anos depois do primeiro título mundial de Troy com outra Ducati de dois cilindros, na Superbike. Em seguida, outros dois títulos chegariam em 2006 e 2008.
«Concluí os meus estudos, o que significa que posso concentrar-me totalmente na minha carreira de piloto, treino e muito mais» disse Oliver.
Troy Bayliss, que como o caso de Wayne Gardner com Remy, está por de trás da carreira do seu filho, explica que «Oliver cresceu nas corridas, 2021 foi seu primeiro ano com uma Ducati V4 R no ASBK e obteve uma vitória imediata em Darwin no início da temporada. O sucesso veio mais cedo do que poderíamos esperar e acho que a mudança para a Barni Racing Team é uma grande oportunidade. Espero que ele se divirta tanto quanto eu com a Ducati»
Paolo Ciabatti, Diretor Desportivo da Ducati Corse, relembrou que «A família Bayliss sempre foi muito próxima da Ducati e há alguns meses introduzimos a versão especial V2 Bayliss a replica para celebrar o primeiro título mundial de Troy há 20 anos. Agora a tradição continua, com Oli, e estamos muito felizes.»