Paulo Gonçalves imortalizado com escultura em Esposende

A inauguração da escultura memorial a Paulo Gonçalves, o nosso ‘Speedy’, aconteceu no passado fim de semana em Esposende.

Mais do que um piloto, mais do que um dos grandes nomes do “off road” mundial, Paulo Gonçalves destacou-se ao longo da sua vida por abraçar todos os projetos, quer os competitivos, quer os sociais, da mesma forma e com a mesma paixão com que celebrou as suas inúmeras vitórias.

Era um campeão, e os muitos milhares de pessoas que compareceram na cerimónia de inauguração da escultura memorial ao nosso ‘Speedy’ são a demonstração de que o piloto português continua bem vivo nos nossos corações e memória.

O filho, Rúben Gonçalves, referiu durante a cerimónia que decorreu no passado fim de semana em Esposende que “Aquele que nasce para ser grande não será nunca esquecido”. Palavras mais do que acertadas para descrever o sentimento dos milhares que viram pela primeira vez a obra finalizada.

Localizada no novo Parque Paulo Gonçalves, em Esposende, a escultura memorial nasceu da mente da Associação Speedy Forever, do fotógrafo Paulo Maria, que decidiu sair detrás da lente das suas máquinas fotográficas para abraçar este projeto, e, claro, com a ajuda da Câmara Municipal de Esposende.

paulo gonçalvesNuma cerimónia marcada pela emoção, onde as lágrimas se misturaram com os sorrisos e as palmas, foi lembrado e homenageado o piloto natural de Gemeses – Esposende, que pereceu no Dakar 2020, com rasgados elogios à suas qualidades desportivas e pessoais.

Após a bênção do novo espaço celebrada pelo pároco de Esposende, Padre Delfim Fernandes, e já com as muitas centenas de motociclistas que fizeram questão de participar numa caravana de motos desde a marginal até ao local da cerimónia, teve lugar um dos momentos emotivos do dia 10 de fevereiro de 2024, se não o mais emotivo: o descerrar da escultura memorial, um monumento de 8 toneladas e 5,5 metros de altura, construído com 27500 peças mecânicas!

O projeto é da autoria do fotojornalista e artista Paulo Maria, que apresentou um pequeno filme da execução do monumento e deu conta do aturado trabalho desenvolvido ao longo de vários meses para dar corpo a esta “Obra pioneira em Portugal, pelo conceito e volumetria”, uma obra pensada para “Dar vida a peças em fim de vida”.

“Hoje é um dia de festa, dia em que celebramos a amizade e o amor, a partilha e a comunhão a que o Paulo nos habituou”, afirmou Paulo Maria, na sua intervenção, notando que o tamanho “gigante” da escultura reflete a grandiosidade do piloto, como campeão e como homem.

paulo gonçalvesNum discurso marcado por muitos aplausos, Paulo Maria, enalteceu o carácter e a tenacidade do piloto, dizendo que a escultura reflete a sua paixão pela amizade e que se traduzirá em ponto de encontro. Terminou com os agradecimentos à Câmara Municipal pelo acolhimento e apoio ao projeto, bem como a todos quantos colaboraram para o tornar realidade, e dirigiu um agradecimento particular à família de Paulo Gonçalves. “O ‘Speedy’ estará sempre connosco!”, rematou.

Os filhos do piloto, Érica e Rúben, expressaram, em nome da família, agradecimentos por esta homenagem. Citando Fernando Pessoa “Para ser grande sê inteiro…” lembraram o pai como um “Homem resiliente e corajoso, um exemplo reconhecido e admirado”, dizendo ainda que “Hoje ficará imortalizado para sempre”.

Do mesmo modo, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, destacou a essência de Paulo Gonçalves, tanto no seio do motociclismo como nas relações pessoais.

Considerou, por isso, justa e merecida a homenagem que a Comissão Organizadora levou a efeito e agradeceu ao Município de Esposende e a todos quantos a tornaram possível, destacando o trabalho do artista Paulo Maria. Expressou um “agradecimento maior” à família, dizendo que “Sem vocês não seria a mesma coisa”, e concluiu agradecendo a Paulo Gonçalves o mérito de, mesmo após a sua morte, reunir tanta gente em torno do motociclismo e da solidariedade.

paulo gonçalves“Hoje é um dia de homenagem e de exaltação do Paulo Gonçalves”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, considerando a cerimónia mais um reconhecimento ao piloto que se assumiu como embaixador de Esposende, uma postura que o levou a colaborar com o Município nas mais diversas iniciativas.

O autarca lembrou que o Município sempre soube reconhecer o Mérito Desportivo de Paulo Gonçalves, reconhecendo-o, ainda, a título póstumo, com a atribuição da Medalha de Honra, o mais alto galardão municipal, e integrando o seu nome na toponímia de Gemeses, sua terra natal. Referiu, ainda, o “Prémio Paulo Gonçalves”, instituído em 2021, a mais alta condecoração atribuída aos atletas do concelho.

“A conceção da escultura e a criação do Parque Gonçalves integram o conjunto de iniciativas definidas pela Comissão Organizadora de Homenagem ao Paulo Gonçalves”, referiu, dando nota de que em perspetiva está a edição da biografia do piloto e a realização de uma prova de motociclismo em sua homenagem.

Elogiando o trabalho do autor da escultura, o Presidente da Câmara Municipal realçou a imponência da obra, considerando estar à altura da grandiosidade do piloto, e frisou que “Dignifica quem fez e contribuiu para o memorial”. Sustentou a escolha da localização por se tratar de um local de forte circulação, à margem de uma Estrada Nacional, proporcionando, assim, uma ampla visibilidade ao memorial.

Num discurso marcado por várias ovações à memória de Paulo Gonçalves, o Presidente da Câmara lembrou o legado de um “Homem vencedor, lutador, um exemplo de humildade e de amor aos seus e à sua terra”. Concluindo, o autarca convidou as pessoas a usufruírem do espaço, apelando ao civismo das pessoas, não só pela preservação do património público como “Por respeito ao Paulo Gonçalves”.

Elogios ao homenageado foram expressos também pelo Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, que saudou a requalificação daquele espaço urbano, concretizando um anseio do seu executivo: “Será um local de muitas visitas para os amantes do motociclismo”, afirmou.

De seguida, pode ver o vídeo da cerimónia de inauguração da escultura memorial de Paulo Gonçalves.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!