Penafiel Racing Fest acontece de 16 a 18 de junho

Motos e carros juntam-se para três dias dedicados ao mundo dos motores e não só! Veja aqui os detalhes do Penafiel Racing Fest.

penafiel racing fest

Está de regresso, de 16 a 18 de junho, o Penafiel Racing Fest, um dos mais ecléticos festivais internacionais dedicados aos desportos motorizados. Penafiel prepara-se para acolher mais de uma centena de milhares de aficionados que terão à sua espera muita competição e um programa cheio de animação, numa organização conjunta da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural e do Município de Penafiel, em parceria com vários clubes locais e regionais, e onde participam também motos.

O Penafiel Racing Fest 2023 “abraça” o mundo das duas rodas de várias formas nesta edição de 2023.

Este ano assistiremos à estreia no evento de um encontro de motos clássicas. No domingo de manhã, e integrando a Fun Zone no Campo da Feira, haverá uma concentração de motos antigas e depois segue-se uma Corrida dos Lentos organizada pelo Clube Os Bota Fumo.

Desta forma a organização do Penafiel Racing Fest oferece aos visitantes uma novidade que certamente será para repetir, tendo em conta o crescente interesse nas motos clássicas.

Para além disso, será integrado no Racing Fest que se iniciará a temporada do Campeonato Nacional de Super Enduro, já com muitos pilotos confirmados, o que dará um “colorido” competitivo e especial ao evento.

Contudo, este fim de semana em Penafiel oferece um alargado programa de festa durante três dias, e com diversos destaques a ter em conta.

penafiel racing festO Rally Taça Joaquim Santos é e continuará a ser um dos pontos altos do evento. A prova, que honra o consagrado penafidelense tetracampeão nacional de ralis, apresenta alterações significativas, para dar músculo e tornar a competição ainda mais “a doer” para um plantel de pilotos que se espera de grande categoria.

A Penafiel City Stage, com dupla passagem, na noite de sexta-feira e no fim de tarde de sábado, mantém a sua estrutura e o seu selo de momento de grande comunhão entre equipas e adeptos, num cenário fabuloso proporcionado pela zona histórica de Penafiel.

A grande novidade da prova passa pela mudança de grande parte do percurso contra o cronómetro para a zona sul do concelho, tendo a Serra da Boneca como cenário para a “batalha”. Serão duas classificativas completamente novas, designadas “Lagares-Figueira” e “Capela-Eja”, com características que têm tudo para permitir um enorme espetáculo.

Quanto à corrida de Regularidade de Históricos do Clube Português de Automóveis Antigos, vê a sua “Penafiel City Stage” transferida para o Circuito do Sameiro, palco normalmente reservado para as corridas de motos que, sob a égide organizativa do Croca Chaços, são já um dos destaques a não perder por todos aqueles que visitam o Penafiel Racing Fest.

A Fun Zone do Penafiel Racing Fest, que tem sido um dos pontos de maior afluência em anos anteriores, este ano terá ligação direta ao Jardim do Calvário e, consequentemente, à artéria principal da cidade, através de uma passagem pedonal aérea, construída para o efeito. Uma alteração que permitirá assim que os visitantes consigam movimentar-se mais livremente entre o espaço do recinto e a cidade.

Os visitantes terão, desta forma, mais mobilidade e acessibilidade aos diferentes espaços de espetáculo e de lazer oferecidos pelo festival. Além disso, a Fun Zone verá a zona de alimentação ainda mais aprimorada, com inúmeras propostas de “street food”, ladeada por uma área de expositores.

O programa de espetáculos é alargado e seguirá noite dentro, com destaque para a presença da banda francesa, os Bottle Next, e DJ Kitten. O palco acolherá ainda todas as cerimónias de entrega de prémios.

Dentro do perímetro, em zonas especificamente preparadas, decorrerá o programa do Radiomodelismo, que, como na edição de 2022, terá no seu programa uma prova de inclusão, realizada no domingo. O programa da modalidade inclui, pela primeira vez, uma prova do Campeonato Regional Norte Crawler Escala 1:24.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “Desde a sua criação, o Penafiel Racing Fest tem tido a ousadia de apresentar um código genético onde a irreverência e a ousadia andam de braço dado. Este evento transformou-se rapidamente numa festa de culto, uma autêntica romaria desenfreada que vai muito para lá da simples vontade de assistir a um espetáculo desportivo e, como tal, por direito próprio, é já hoje considerado um dos melhores festivais do género de Portugal e da Europa”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “A contagem decrescente para o Penafiel Racing Fest 2023 já começou. Para os próximos dias estão anunciadas mais novidades, sendo claro que o festival se apresenta, uma vez mais, capaz de fazer com que durante três dias todos os caminhos dos amantes do deporto automóvel tenham como destino o território penafidelense. O convite está feito, venham a Penafiel e sintam a adrenalina do Racing Fest”.

Quer saber mais sobre o Penafiel Racing Fest? Apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!