Carlin Dunne e a Ducati voltaram a vencer a subida de Pikes Peak, a ‘corrida para as núvens’. Esta foi a quarta vitória de Dunne, que também já venceu o evento de moto eléctrica. Foi também a sétima vitória da Ducati desde a sua primeira participação em 2008.
Dunne percorreu os 20 km e 156 curvas em 9’59,102 até a chegar à meta a 4302 m de altitude. Este ano Carlin Dunne usou uma Ducati Multistrada 1260.
O piloto americano deteve o recorde de Pikes Peak de 2012 a 2107. Dunne com a Multistrada 1200 S foi o primeiro a rodar abaixo dos 10 minutos. Foi em 2012, no primeiro ano em que o evento se realizou com a pista totalmente asfaltada.
«Conseguimos. Conquistámos o pódio. A Multistrada 1260 Pikes Peak provou ser tão incrível quanto esperávamos. Prestações sem falhas, dando-me tudo o que precisava para subir a montanha. Pikes Peak nunca é uma corrida fácil, mas o tempo cooperou e conseguimos a vitória com a Ducati», disse Dunne depois da sua quarta vitória.
Novo recorde da categoria intermédia
Na segunda posição terminou Rennie Scaysbrook com a KTM 1260 Super Duke R, a apenas 0,692 s do vencedor. Logo atrás ficou Chris Fillmore, vencedor do ano passado com uma Super Duke R e detentor do recorde da pista. Este ano Fillmore correu aos comandos de uma KTM 790 Duke e venceu a categoria média, estabelecendo pelo caminho o recorde desta categoria.
«Estabelecemos alguns objectivos antes de vir, que era vencer a divisão Middleweight, bater o recorde da Middleweight e terminar no pódio geral. Fgiquei mais perto de uma vitória à geral do que esperava com uma moto da categoria intermédia, mas estou contente com o modo como tudo decorreu, foi um bom fim-de-semana», disse Fillmore.
Classificação geral | ||||
Piloto | Moto | Categoria | Tempo | |
1 | Carlin Dunne | Ducati MTS1260 Pikes Peak | Heavyweight | 9’59,102 |
2 | Rennie Scaysbrook | KTM 1290 Supe Duke R | Heavyweight | 9’59,794 |
3 | Chris Fillmore | KTM 790 Duke | Middleweight | 10’04,038 |
4 | Codie Vahsholtz | Ducati MTS1260 Pikes Peak | Heavyweight | 10’12,703 |
5 | Thilo Gunther | BMW S 1000 R | Heavyweight | 10’16,637 |
6 | Lucy Glöckner | BMW S 1000 R | Heavyweight | 10:21.932 |
7 | Davey Durelle | Aprilia SXV | Middleweight | 10:36.010 |
8 | Rafael Paschoalin | Yamaha MT-09 | Middleweight | 10:38.380 |
9 | Tyler O’Hara | Yamaha YZ450F | Lightweight | 11:04.342 |
10 | Travis Newbold | Honda CRF | Lightweight | 11:13.945 |
11 | Joseph Toner | Aprilia SXV Custom | Exhibition | 11:29.134 |
12 | Akinori Inoue | Kawasaki Z900RS | Heavyweight | 11:34.021 |
13 | Darryl Lujan | Honda CRF450R | Lightweight | 11:39.620 |
14 | Michael Woolaway | Ducati Hypermotard | Exhibition | 11:40.742 |
15 | Theo Bernhard | Yamaha YZ500 | Quad | 12:03.676 |
16 | Mark Bartle | Honda CRF450F | Lightweight | 12:13.716 |
17 | Doug Chestnutt | Yamaha WR450 | Lightweight | 12:33.599 |
18 | Jeremiah Johnson | UoN-PP-02 | Electric | |
19 | Robert Barber | Buckeye Current RW-3x | Electric | |
20 | Leandro Rad | Yamaha YZ | Lightweight |