Depois da última ronda da temporada do Mundial de Superbike, alguns pilotos ficaram no Estoril para um dia de testes. Foi a ocasião para oito deles rodarem nas suas novas motos, por terem mudado de equipa ou subido de categoria.
Foi o caso de Michael Ruben Rinaldi, que assinou pela Aruba.it , para substituir Chaz Davies. O britânico foi surpreendido ao ser dispensado da equipa italiana antes do final do campeonato, e neste momento não tem moto para 2021. Scott Redding também esteve em pista
Depois de ter conquistado o título mundial de Supersport, Andrea Locatelli sobe às Superbike integrado na Pata Yamaha, e completou as primeiras voltas na YZR-R1 na segunda-feira. O teste serviu para um primeiro contacto com a moto e com a equipa.
Michael van den Mark mudou-se para a BMW Motorrad WorldSBK Team, e rodou pela primeira vez na BMW S 1000 RR, ao lado de Tom Sykes.
O holandês testou já material de 2021, incluindo o conjunto aerodinâmico oriundo da M 1000 RR apresentada recentemente; testou também o novo conjunto motor/caixa de velocidades.
Um recém-chegado à categoria SBK é Loris Cresson. O francês fez este ano algumas corridas de Supersport com a OXXO Yamaha Team Toth; mas no Estoril correu já em Superbike com a ZX-10RR da OUTDO Kawasaki TPR, onde ingressou para 2021.
Na Kawasaki Racing Team WorldSBK, o hexa-campeão Jonathan Rea teve direito a folga, e apenas Alex Lowes esteve em pista, mas sem testar nada novo.
Os testes terminaram mais cedo com o aparecimento da chuva. Redding foi o mais rápido, com a melhor volta realizada em 1’36,581 (o recorde do circuito é 1’36,154), com Lowes e Rinaldi três e cinco décimas mais lentos, respectivamente.