Hoje houve menos pilotos em pista do que no primeiro dia de testes de MotoGP. Os pilotos contratados rumaram ontem ao final do dia para Le Mans, e hoje ficaram apenas os pilotos de testes, um por cada construtor.
Mais uma vez o trabalho focou-se em recolher dados e conseguir uma boa afinação que sirva como base para os pilotos oficiais no fim-de-semana do GP de Portimão. Porém, houve também oportunidade para testar novos componentes (ver declarações dos pilotos em baixo).
No final do dia foi Michele Pirro quem conseguiu o melhor tempo, mas sem conseguir bater o melhor de ontem, conseguido por Aleix Espargaró. Stefan Bradl e Sylvain Guintoli rodaram apenas de manhã, e Lorenzo Savadori foi o piloto que mais voltas completou, um total de 70.
Michele Pirro (Ducati)
«É uma pista belíssima com a MotoGP, mas com tanta potência é muito difícil de usar aqui, nas subidas e descidas, mas desfrutei com a MotoGP nesta pista. É difícil testar novos componentes quando chegamos a uma pista nova, de um modo geral trabalhámos para ter uma boa caixa de velocidades para este tipo de curvas, na electrónica e nas suspensões. Testei alguns componentes, mas não para melhorar os tempos por volta, apenas para a consistência e durabilidade da moto.»
Stefan Bradl (Honda)
«Foi óptimo! Fizeram um bom trabalho com o novo tapete e o asfalto está em boas condições, e desfrutei muito este dia e meio aqui. Antes, com a superbike, eu não tinha muita confiança na pista nem na moto; mas com a MotoGP sinto-me muito mais confortável e desfrutei desta montanha russa. Trabalhámos muito na moto actual, com algumas pequenas evoluções que testámos para o futuro, mas basicamente trabalhámos mais na caixa de velocidades, pneus e settings, coisas fundamentais para que quando os pilotos oficiais venham para o GP estejam preparados o melhor possível.»
Sylvain Guintoli (Suzuki)
«É bom estar de regresso à pista e em cima da moto. Foi um logo período e nem sabia se o voltaria a fazer! Passámos aqui dois bons dias a preparar a corrida que se aproxima, e foi bom estar de volta com os pilotos, e desfrutar da moto. Havia dois objectivos para nós, por um lado recolher informações, por ser um circuito novo para MotoGP, e havia muito a fazer com aa electrónica, chassis, etc.; para além disso testámos coisas novas, porque o desenvolvimento nunca pára. Por isso foi bom estar de volta e a experiência foi positiva.»
Lorenzo Savadori (Aprilia)
«Foi incrível, estou muito contente por estar aqui, a pista é tão fixe, o novo asfalto é bom, e com a velocidade MotoGP, é uma pista maravilhosa. Tivemos muito trabalho, mas eu só rodei hoje, porque ontem rodaram os pilotos oficiais, Aleix e Bradley. Trabalhámos para o futuro, uma vez que testámos componentes para 2021, e precisámos de fazer muitas voltas, porque é uma pista nova.»
Dani Pedrosa (KTM)
«É uma pista impressionante, por causa das elevações, que são cinstantes, está sempre a subir ou a descer, nunca é plana. Isto leva a muitas curvas cegas. O primeiro dia foi para ganhar sensações, saber onde inclinar e ganhar velocidade, e isso demora aqui mais voltas que o normal. É uma pista mesmo impressionante, honestamente, as elevações são sempre muito pronunciadas, e a pista é relativamente pequena para as MotoGP, porque as curvas são muito apertadas, excepto a última curva e a recta. É preciso ter um bom compromisso entre maneabilidade e estabilidade.»
Jorge Lorenzo (Yamaha)
«Foi emocionante, porque nunca estive tanto tempo sem andar de moto, foram quase nove meses. Honestamente não esperava dificuldades para me readaptar a estas velocidades e a estas sensações. Em comparação com ontem melhorámos muito os tempos por volta e as sensações, mas precisava de mais um ou dias dias para ser um pouco mais rápido. Mas foi bom, trabalhámos bem nas coisas em que tínhamos que trabalhar, que foi especialmente na caixa de velocidades e nos pneus. A equipa agora tem muitas informações para começar com uma base para o fim-de-semana de corrida. Esta pista é especial, não muitas pistas com tantas subidas e descidas, parece uma montanha russa, similar a pistas como Laguna Seca ou Jarama, pista ao estilo antigo mas muito moderna, com instalações modernas. Desfrutei muito, mas foi difícil, especialmente as primeiras 10 ou 15 voltas para perceber a pista, mas assim que o fazemos, é muito divertida e tenho a certeza que vamos ter uma boa corrida.»
Melhores tempos
Manhã | Tarde | ||||
Melhor tempo | Total de voltas | Melhor tempo | Total de voltas | ||
Michele Pirro | Ducati | 1’40,435 | 36 | 1’41,116 | 14 |
Stefan Bradl | Honda | 1’40,833 | 13 | 0 | |
Sylvain Guintoli | Suzuki | 1’41,153 | 30 | 0 | |
Lorenzo Savadori | Aprilia | 1’41,693 | 39 | 1’41,483 | 31 |
Dani Pedrosa | KTM | 1’41,627 | 24 | 1’42,130 | 17 |
Jorge Lorenzo | Yamaha | 1’43,778 | 20 | 1’43,163 | 8 |