O piloto e aventureiro espanhol Pol Tarrés há muito que é conhecido pelos seus feitos em duas rodas. Embaixador da Yamaha e mais especificamente ligado ao projeto de competição da marca de Iwata com a trail Ténéré 700, Pol Tarrés tem-nos maravilhado com inúmeros vídeos das suas aventuras. E a mais recente aventura levou-o até novos recordes de altitude.
Dois anos depois de ter registado um recorde de altitude com a Ténéré 700, Pol Tarrés e a Trece Racing Society regressaram ao Chile para enfrentar um novo desafio. Desta feita a moto escolhida pelo piloto foi a nova Ténéré World Raid GYTR.
A moto japonesa foi preparada ao pormenor para ser capaz de enfrentar os desafios de funcionar corretamente a altitudes muito elevadas.
Pol Tarrés e a equipa que o acompanhou nesta aventura chilena em altitude também foram obrigados a preparar-se especificamente para sobreviver em condições extremas, nas encostas e escarpas inóspitas do Ojos del Salado, o vulcão a maior altitude no mundo, a segunda montanha mais alta dos Andes e o cume mais alto do Chile.
Tendo feito uma tentativa semelhante há dois anos, a equipa e Pol Tarrés passaram desta vez duas semanas de aclimatização ao ambiente exigente que enfrentaram. Mesmo para um atleta extremamente bem preparado como é o caso de Tarrés, os perigos de tentar enfrentar as altitudes extremas são inúmeros.
O principal e mais comum, a doença da altitude, algo que tem impedido muitos aventureiros e apaixonados por recordes deste género de conseguirem chegar ao topo do vulcão Ojos del Salado.
Antes mesmo de se sentar aos comandos da sua Ténéré World Raid GYTR com o kit de preparação Stage 3, Pol Tarrés fez um reconhecimento inicial do percurso e da área circundante. Nesse reconhecimento, o espanhol garantiu desde logo mais um recorde: subiu aos 6.756 metros de altitude aos comandos de uma Yamaha YZ450FX, uma moto específica de cross country.
Esta altitude nunca antes tinha sido atingida (ou registada de forma oficial) por uma moto com motor monocilíndrico.
Feito o reconhecimento de possíveis percursos a utilizar na subida com a YZ450FX e aclimatização terminada, e com as previsões meteorológicas a anunciarem a chegada de uma tempestade, a equipa de apoio / filmagens e Pol Tarrés foram obrigados a antecipar os planos de subida ao vulcão Ojos del Salado para os dias 6 e 7 de março.
Devido à queda repentina de neve, os percursos nas faces Oeste e Central do vulcão ficaram inutilizados. Pol Tarrés e a Yamaha Ténéré World Raid GYTR tinham assim apenas a hipótese de enfrentar o cume mais alto de todos, com a cratera principal do vulcão a ser agora o objetivo a alcançar.
Partindo do refúgio Murray localizado a 4.522 metros de altitude, Pol Tarrés demorou apenas 50 minutos a atingir a altitude de 6.667 metros, uma marca que foi confirmada seguindo o protocolo obrigatório para este tipo de tentativas.
Tanto o recorde principal de maior altitude com uma moto de dois cilindros, como o recorde de maior altitude com uma moto monocilíndrica, foi registado através de sistemas de GPS e por guias. No entanto, a confirmação oficial dos novos recordes deverá demorar ainda algumas semanas.
Obviamente satisfeito por conseguir registar estes recordes, Pol Tarrés refere que “Acima dos 6.000 metros tudo parece acontecer em slow motion, o esgotamento físico é indescritível e não há espaço para erros. Até andar a pé é um desafio, quanto mais conduzir uma Ténéré a estas altitudes!”.
Se da parte do piloto e aventureiro esta tentativa de subir ao cume do vulcão Ojos del Salado obrigou a uma preparação especial, o mesmo se pode dizer da sua moto.
A Yamaha Ténéré World Raid GYTR usada neste recorde de maior altitude atingida com uma moto de dois cilindros foi cuidadosamente preparada para o desafio. Recordando alguns dos problemas sentidos pela expedição na tentativa anterior há dois anos, a equipa foi obrigada a contornar o problema do consumo de combustível.
A altitudes muito mais elevadas do que ao nível do mar, o consumo de combustível é muito maior. Para evitar que Pol Tarrés fosse obrigado a parar para reabastecer tantas vezes, a Yamaha instalou o kit GYTR – clique aqui para mais pormenores – que incluiu uma centralina específica e depósito de combustível adicional para maior autonomia.
Para além disso, e incluídos no kit GYTR dedicado ao controlo da moto, foram aproveitados os seguintes componentes: rodas Haan mais resistentes, forquilha Kayaba com bainhas de 48 mm, amortecedor traseiro Paioli, que otimizaram a manobrabilidade durante a subida.
Lado a lado com Pol Tarrés, a equipa que integrou esta expedição em altitude foi composta por Javi Echevarria (responsável do projeto), Miguel Echevarria (equipa de filmagem), Ahikar Azcona (embaixador Yamaha e apoio da equipa), Joan Espasa (equipa de filmagem) e os guias de montanha Gerardo Bauty, Cristian Órdenes, Thomas Caballero, e Juan León. A expedição contou ainda com o apoio da Yamaha Motor Europa, Marc Bourgeois e da Yamaha Motor Chile.
Numa missão deste tipo e tão exigente a todos os níveis, as palavras não são capazes de descrever os desafios enfrentados por Pol Tarrés e a Yamaha Ténéré World Raid GYTR. Por isso, a Trece Racing Society e a Yamaha Motor Europa já anunciaram que no final de 2024 será publicado um documentário em vídeo que irá mostrar todos os detalhes deste recorde, mas também com detalhes da tentativa anterior de 2022.
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