As motos elétricas estão a abrir caminhos totalmente novos para os fabricantes tradicionais de motos, mas também estão a trazer para o mundo das duas rodas alguns fabricantes que têm pouco ou até nenhum historial no motociclismo. A liberdade de design que se consegue com as motos elétricas é incomparável às motos a combustão interna, pelo que designers como Lukasw Wenzhöfer têm estado bastante ativos. E foi precisamente este designer que imaginou a Polestar CP1, uma moto elétrica que seria produzida pela marca de automóveis sueca.
Apesar da sua aparência e até das imagens aqui publicadas poderem dar a entender que este é um projeto oficial, na realidade a Polestar CP1 não é mais do que fruto da imaginação de Lukasw Wenzhöfer, sem qualquer ligação oficial à Polestar.
Para os menos conhecedores do fenómeno sueco, a Polestar tem vindo a cimentar uma posição de destaque ao nível dos automóveis elétricos. O design, os materiais e até mesmo a tecnologia de construção fazem com que a marca sueca de automóveis seja um sucesso, com uma produção que já ultrapassou as 100.000 unidades do Polestar 2.
E foi precisamente aos automóveis elétricos que Lukasw Wenzhöfer foi buscar inspiração para desenhar a Polestar CP1, esta concept elétrica não oficial, mas que muitos adeptos de motos elétricas começam a desejar que fosse, pois querem que a Polestar se aventure neste mundo das motos elétricas.
Elementos como as jantes de braços divididos, os materiais utilizados (repare em toda a secção superior da moto que está coberta por uma camada de Alcantara e que se prolonga pelo assento), as linhas bastante vincadas e salientes, ou até as famosas óticas “Martelo de Thor” em LED, tudo isto foi aplicado tendo em conta o que seria a CP1 caso fosse um projeto oficial.
Infelizmente Lukasw Wenzhöfer não disponibiliza quaisquer dados técnicos desta moto que podemos considerar uma desportiva futurista.
No entanto, olhando para as imagens disponíveis, vemos que o designer optou por instalar componentes “premium” como suspensões Öhlins, também suecas como a Polestar, e travões Brembo, a marca italiana que vemos ser associada aos melhores projetos de duas rodas.
O assento aparenta ser relativamente alto, o que em conjunto com os avanços baixos permite imaginar uma posição de condução que deixará o condutor bastante descaído sobre a secção que habitualmente é o depósito de combustível. Talvez por isso o designer tenha optado por cobrir toda essa área com Alcantara, de forma a que a zona de contacto entre a Polestar CP1 e o tronco do seu condutor seja mais agradável ao toque. Já os poisa-pés não parecem estar fixos tão acima e para trás como uma desportiva.
Tudo isto envolto num conjunto de carenagens compactas e que ajudam a manter a ideia de minimalismo mecânico.
Falta agora saber que os responsáveis da Polestar estarão interessados em enveredar pelas motos elétricas. Se o quiserem fazer, esta Polestar CP1 de Lukasw Wenzhöfer é um bom ponto de partida e certamente não passaria despercebida na estrada.
E até nem seria a primeira experiência de duas rodas para a Polestar, pois recordamos que em conjunto com os também suecos da CAKE, já comercializaram uma bicicleta de montanha “premium” que esgotou rapidamente a produção!