Portugal de Lés-a-Lés Off Road – Resumo da segunda etapa

A segunda etapa do 8º Portugal de Lés-a-Lés Off Road ligou a Figueira da Foz a Estremoz. Quase 300 km, muito calor e maior prazer de condução.

lés-a-lés off road

As três centenas de motos e respetivos condutores aventureiros estão a ter vida difícil nesta longa viagem fora de estrada entre Penafiel e Portimão. Depois da primeira etapa entre Penafiel e Figueira da Foz, o 8º Portugal de Lés-a-Lés Off Road teve como destino na segunda etapa a cidade de Estremoz.

No que foi um segundo dia com 284 km percorridos, os motociclistas aventureiros voltaram a sentir o calor a “apertar”, mas os trilhos mais técnicos deram lugar a troços mais agradáveis, mais rápidos, e, claro, isso traduziu-se num maior prazer de condução para toda a caravana.

Os sorrisos de boa disposição na chegada a Estremoz revelavam, de forma inequívoca, o estado de espírito da caravana do Portugal de Lés-a-Lés Off Road, depois da divertida ligação desde a Figueira da Foz. Uma etapa cumprida a bom ritmo, sem grandes preocupações com o pó, beneficiando de uma grande diversidade de paisagens e excelentes momentos de condução.

lés-a-lés off roadUm bom exemplo dos momentos vividos no evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal foi Miguel Farrajota, para quem “O segundo dia foi muito divertido, sobretudo depois de uma primeira etapa com pisos massacrantes no meio de eucaliptais e bastante pó”.

Contrariando a força da gravidade que dificulta as mais madrugadoras saídas da cama, o algarvio fez-se à estrada mais cedo, “Apanhando os caminhos menos revolvidos e ainda com alguma humidade o que evitou o pó nestes troços mais rolantes e muito divertidos”. E, assim, “Deu para fazer mais quilómetros pela manhã e depois estar mais tempo nos Oásis, porque isto de andar de moto é muito bom, mas o convívio com amigos de longa data e outros bem mais recentes é o mais agradável deste evento”.

As temperaturas mais frescas às primeiras horas do dia e até uma amostras de chuva miudinha ajudaram a rolar de forma mais descontraída nos trilhos mais enduristas.

E onde não faltou alguns bocadinhos de lama para apimentar o passeio que, apesar de maioritariamente entre paisagens verdejantes, ainda deu para recordar os incêndios de anos idos, na travessia de locais onde só agora o verde começa a sobrepor-se ao negrume deixado pelas chamas.

lés-a-lés off roadSolidariedade em terra de templários

Numa jornada de transição rumo às amplas paisagens alentejanas, foi próximo de Tomar, cidade afamada ao longo da História devido à forte presença e influência dos Templários, que aconteceu um dos momentos da segunda etapa do Portugal de Lés-a-Lés Off Road.

Na Coudelaria Leonardo Franco, a BlueMotor montou um Oásis que, por pouco, não arruinava a continuidade do Lés-a-Lés Off Road. Uma receção organizada ao pormenor pelo concessionário da Yamaha em Santarém, e onde além de muitos petiscos foi possível apreciar vários cavalos, incluindo alguns espécimes da famosa raça Puro Sangue Lusitano, e que levou muitos dos participantes a quererem ficar mesmo por ali.

Momento de descontração absoluta que serviu de palco de eleição da entrega da Yamaha Ténéré 700 World Rally réplica de Pol Tarrés, cujo valor angariado em leilão vai revertar a favor do programa Riders for Health Gâmbia.

lés-a-lés off roadRefira-se que este momento de solidariedade ficou devidamente enquadrado pela espetacular exposição dos 40 anos da Ténéré.

A moto foi autografada e entregue pelo piloto Pol Tarrés ao seu novo e muito feliz proprietário, que tem agora na sua garagem uma moto cujo valor pelo qual foi leiloada será aplicado no âmbito da ação solidária na Gâmbia que apoia a manutenção da frota de motos utilizada para distribuir artigos de prevenção essenciais, tais como redes mosquiteiras para a prevenção da malária, além de permitirem a abertura regular de clínicas de vacinação contra várias doenças.

A partir do Oásis em Tomar, e com a paisagem a ganhar contornos cada vez mais “alentejanos” condizente com a subida gradual da temperatura, o percurso foi tudo menos monótono, com alguns pequenos troços de areia ou pedra solta, mas sempre muito rolante e sem apresentar grandes dificuldades técnicas.

Pelo menos era isso que se pode depreender após ouvirmos os comentários dos participantes portugueses e estrangeiros que, entre uma bifana e uma sande de ovo no Oásis da FMP montado em Ponte de Sor, iam recuperando forças e vontade para prosseguir viagem rumo a Estremoz para o palanque final da segunda etapa.

lés-a-lés off roadMais árvores para reflorestar Portugal de Lés-a-Lés

Esse reforço alimentar foi o alento para os derradeiros quilómetros, cumpridos por todos os mais de 300 mototuristas ainda o sol ia bem alto, com chegada a Estremoz desde o meio da tarde.

Ainda a tempo de acompanhar a entrega de quase igual número de medronheiros, distribuídos entre os alunos, professores e pessoal não docente das Escolas Básicas do Caldeiro e da Mata. Foi a terceira etapa da 5ª campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, campanha que visa explicar aos mais jovens as vantagens das árvores autóctones na revitalização da floresta lusitana.

E que continuará no derradeiro dia do Portugal de Lés-a-Lés Off Road, em Portimão, junto dos mais pequenos alunos da Escola Básica da Coca Maravilhas, que, depois de ajudarem na plantação de um pinheiro-manso, terão direito a uma banda desenhada exclusiva e uma divertida explicação sobre a importância desta campanha.

Este será o ponto final também para os motociclistas que cumprirão os derradeiros 314 quilómetros até à chegada às margens do rio Arade, a poucos metros do Atlântico, ponto final de uma aventura que começou em Penafiel.

Leia também – Lés-a-Lés Off Road arranca a reflorestar Portugal

Leia também – Portugal de Lés-a-Lés Off Road: Mais de 300 motos já arrancaram de Penafiel

Leia também – Portugal de Lés-a-Lés Off Road: Resumo da 1ª etapa

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!