O aumento da temperatura dos últimos dias é (quase) inversamente proporcional à descida dos preços dos combustíveis nas últimas semanas. Tudo porque pela terceira semana consecutiva, de acordo com especialistas no setor da energia, as previsões apontam para que a partir das 0H00 de 11 de julho os preços em Portugal Continental sofram nova redução.
Será já a partir da próxima semana que vamos sentir um maior alívio no momento de atestar as motos com gasolina. As estimativas apontam para uma descida de 7 cêntimos no preço médio da gasolina 95 simples, o que, a confirmar-se, será a maior descida desde início de maio deste ano. Já ao nível do gasóleo simples espera-se uma descida de 6,5 cêntimos.
Esta descida nos preços dos combustíveis segue a tendência de desvalorização do preço nos mercados internacionais do barril de Brent. Embora no início desta sexta-feira 8 de julho o barril estivesse cotado nos cerca de 105 dólares americanos, a tendência de descida nos mercados internacionais é notória.
E isso acaba por ser uma boa notícia para os portugueses, que continuam a ver a sua vida afetada pelos preços dos combustíveis, para além de outros fatores.
Assim, os preços dos combustíveis, e aqui falamos em valores médios, deverão situar-se nos 2,014 euros por litro de gasolina 95 simples, enquanto o gasóleo simples ficará nos 1,928 euros, baixando da barreira dos 2 euros por litro.
Recordamos ainda que, por iniciativa do Governo liderado por António Costa, o valor de incidência do ISP – Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, vai continuar a manter-se reduzido até final de agosto, com o objetivo de ajudar a combater a crise nos preços dos combustíveis por via de redução de imposto ISP equivalente a passarmos a pagar 13% de IVA em vez dos 23%.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução dos preços dos combustíveis semanalmente.