Se tem de atestar a sua moto com gasolina, então o melhor será tentar “esticar” o combustível que ainda tem no depósito! Tudo porque a partir de 8 de agosto os preços dos combustíveis vão sofrer uma descida acentuada em Portugal, de acordo com as estimativas divulgadas por diversas fontes ligadas ao setor da energia.
Tudo indica que o preço médio por litro de gasolina simples 95 deverá baixar até 10 cêntimos. Já o gasóleo simples desce um pouco menos, ou seja, 8 a 9 cêntimos.
Esta atualização em baixa nos preços dos combustíveis fica a dever-se ao facto do valor do petróleo estar a baixar também de forma acentuada nos mercados internacionais. Na realidade, esta semana que agora termina mostrou que o barril de Brent, que serve de referência para definir os preços dos combustíveis, chegou a ser negociado a 93 dólares, o valor mais baixo desde início da guerra na Ucrânia.
Isto significa que, e se se confirmar esta descida prevista pelos especialistas, que a gasolina simples 95 poderá ficar abaixo do 1,80€ por litro pela primeira vez desde início de fevereiro deste ano, enquanto o gasóleo simples poderá ficar abaixo do 1,75€ na próxima semana, o que também não acontece desde final de fevereiro.
Convém não esquecer que os preços dos combustíveis que pagamos quando atestamos as nossas motos (ou outros veículos) estão a ser “influenciados” pela decisão do Governo, liderado por António Costa.
Recordamos que por iniciativa governamental, em plena crise de preços dos combustíveis durante a guerra na Ucrânia, anunciou que até final deste mês de agosto vai manter em vigor a diminuição da carga fiscal que, segundo comunicado do Ministério das Finanças, permite diminuir o preço por litro em 28,2 cêntimos no caso do gasóleo e 32,1 cêntimos no caso da gasolina.
Veremos se no final de agosto o Ministério das Finanças e o Governo decidem prolongar esta medida que ajuda a manter os preços dos combustíveis em valores mais baixos do que aqueles que deveríamos estar a pagar, caso esta medida não tivesse sido aplicada após a Comissão Europeia não ter dado, ainda, “luz verde” para se baixar o IVA sobre os combustíveis para uma taxa mais baixa.
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as atualizações dos preços dos combustíveis em Portugal.