Preços dos combustíveis – Gasolina baixa 2 cêntimos

As previsões para a próxima semana apontam para nova descida nos preços dos combustíveis, com a gasolina simples 95 a descer até 2 cêntimos.

preços dos combustíveis

Os preços dos combustíveis vão continuar a manter a tendência de descida que se regista há dez semanas consecutivas. De acordo com as previsões de fontes do setor energético, e também de acordo com dados disponibilizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia, a partir de segunda-feira 15 de agosto o preço médio por litro de gasolina simples 95 deverá atingir o valor mais baixo desde 7 de fevereiro deste ano.

Na base desta nova descida continua a estar a quebra na cotação do petróleo.

Na semana que agora fecha, o barril de Brent, que serve de referência para fixar os preços dos combustíveis em território nacional, permaneceu abaixo dos 100 dólares. Isso, em combinação com fatores adicionais como a inflação nos Estados Unidos estar abaixo do previsto e ainda o aumento da produção de petróleo pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), garantiu que o barril está ainda abaixo dos 100 dólares.

preços dos combustíveis

Isto significa que, tendo por base os valores médios dos preços dos combustíveis em Portugal na semana passada, os condutores portugueses vão voltar a sentir um alívio no momento de pagar a fatura no posto de abastecimento. Uma descida que, no entanto, será bastante menos notória do que foi na semana que agora termina.

No caso da gasolina simples 95 a descida será de até 2 cêntimos por litro, em média, e no caso do gasóleo simples a descida será um pouco superior atingindo os 3 cêntimos. Dependendo do posto de abastecimento escolhido, da marca da gasolineira ou até da zona em que se encontra, o valor médio por litro de gasolina simples 95 poderá ficar nos 1,785€ e do gasóleo simples nos 1,716€.

Estas são boas notícias, mas que, no entanto, podem terminar em breve.

Se por um lado a inflação americana está abaixo do limite previsto, por outro lado isso levou a uma maior procura de gasolina nos EUA. Um aumento de procura naquele mercado e a desvalorização, marginal, mas ainda assim notória, do valor do dólar americano face ao euro, poderá levar em breve a que os mercados internacionais tenham uma reação que leve a novo aumento do preço do barril de petróleo.

Aliás, a tendência de queda do preço já estabilizou esta semana, e até aumentou, ainda que ligeiramente (2,61%), insuficiente para se refletir nos preços dos combustíveis em Portugal, mas uma situação que deverá ser acompanhada nas próximas semanas.

Por outro lado, convém ainda recordar que os preços dos combustíveis continuam a posicionar-se num patamar menos elevado devido às medidas adotadas pelo Governo de António Costa.

Até final deste mês de agosto vai manter-se o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, a compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA, e a suspensão da atualização da taxa de carbono. Tudo isto, de acordo com o Governo, permitiu baixar em 28,2 cêntimos a carga fiscal do gasóleo e em 32,1 cêntimos a carga fiscal da gasolina.

Falta agora saber o que acontecerá no final de agosto: será que o Governo mantém estas reduções fiscais ou termina com elas, levando, inevitavelmente, ao aumento dos preços dos combustíveis?