Preços dos combustíveis – Gasolina não desce… mas também não sobe!

As previsões dos preços dos combustíveis para os primeiros dias de agosto apontam para valor de gasolina inalterado.

As últimas semanas têm sido mais “amigas” das nossas carteiras. Os motociclistas têm sentido um ligeiro alívio no momento de pagar quando atestam as suas motos com gasolina. Os preços dos combustíveis têm estado a apresentar uma tendência de queda constante, uma tendência que, de acordo com os especialistas no setor da energia, irá terminar nos primeiros dias de agosto.

As previsões dos preços dos combustíveis conhecidas esta sexta-feira 29 de julho apontam para que o preço da gasolina se mantenha inalterado na semana que começa a 1 de agosto. Uma previsão que, embora não sendo tão má como se fosse anunciado novo aumento, termina com uma série de sete semanas consecutivas de descida do preço médio da gasolina simples 95 em Portugal Continental.

Estas previsões dos preços dos combustíveis são anunciadas precisamente num dia em que a Comissão Europeia divulga um boletim sobre os combustíveis na União Europeia.

preços dos combustíveisDe acordo com a CE, o preço médio da gasolina simples 95 tem o 11º valor mais elevado dos 27 países. Olhando para os dados oficiais da Direção Geral de Energia e Geologia, na sua mais recente atualização, o preço médio da gasolina em Portugal Continental está nos 1,887€ por litro.

Ainda se analisarmos o boletim da UE, é referido que “No segundo trimestre de 2022, Portugal apresentou um preço médio de venda e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 16,1 cêntimos por litro e 10 cêntimos por litro, respetivamente”.

Em reação à divulgação do boletim europeu, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) refere ainda que o preço médio de venda da gasolina simples 95 (antes de impostos) aumentou, na União Europeia, 22,8 cêntimos por litro no segundo trimestre de 2022.

preços dos combustíveisUm aumento significativo e que revela bem que não foi apenas em Portugal que sentimos os efeitos da subida do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.

Para saber qual o posto de abastecimento mais próximo de si que pratica os preços dos combustíveis mais baixos pode clicar aqui e aceder ao portal Preços dos Combustíveis Online, gerido pela Direção Geral da Energia e Geologia.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar este tema semanalmente.