Os preços dos combustíveis é um tema que continua a dar que falar em Portugal e, em boa verdade, em todo o mundo, pois é algo que afeta a nossa sociedade a vários níveis. O conflito na Ucrânia tem sido o catalisador e justificação para sucessivos aumentos semanais. E a atualização da semana de 28 de março a 1 de abril coloca o valor do litro de combustível num patamar recorde.
A revista MotoJornal tem vindo a acompanhar semanalmente os preços dos combustíveis. No final da semana passada avançámos com a atualização dos preços para esta semana. Uma informação que teve em conta os dados avançados pelo Governo e pela Direção Geral da Energia e Geologia.
Era previsto que o preço médio da gasolina a partir das 00H00 do passado dia 28 de março subisse 6 cêntimos. Porém, as gasolineiras atualizaram para um valor superior, aumentando o preço da gasolina em 10 cêntimos. Uma subida superior ao antevisto pelos especialistas e inclusivamente pelo Governo, que não baixou o ISP sobre a gasolina por prever um aumento inferior a 8 cêntimos.
Ora, como na realidade o preço aumentou 10 cêntimos, isto significa que quem utiliza gasolina para alimentar o seu veículo, e neste caso falamos das nossas motos, está a ser claramente penalizado pois o ISP deveria ter diminuído de acordo com a fórmula criada pelo Governo para atingir uma “neutralidade fiscal”.
Por outro lado, a semana fica marcada por uma subida inferior ao esperado ao nível do gasóleo. As previsões apontavam para 16,7 cêntimos de aumento, e o que se verificou foi que as gasolineiras aumentaram em 15 cêntimos o preço por litro de gasóleo. Neste caso o Governo atualizou o ISP com a respetiva redução do imposto.
Assim, o preço médio da gasolina simples 95 está nos 2,027€. E embora não seja particularmente relevante para as motos, o preço médio do gasóleo simples desde 28 de março está fixado nos 1,995€.
E para a próxima semana vamos ter algum alívio nos preços dos combustíveis?
A resposta a esta questão não pode ser dada de forma direta e, principalmente, tão cedo na semana pois o preço do barril de Brent vai ainda sofrer bastantes oscilações.
De qualquer forma, as declarações do negociador russo, Vladimir Medinsky, anunciando que o seu país iria abrandar a ofensiva militar em redor de Kiev e Chernihiv, parecem estar a acentuar uma tendência de descida do preço do barril de crude nos mercados internacionais.
Nesta 3ª feira 29 de março o barril está a valer pouco mais de 106 dólares quando no final da semana passada estava muito perto dos 120 dólares. A confirmar-se a tendência até final da semana, tudo indica que os portugueses, e os motociclistas em particular, vão sentir algum alívio na carteira quando se deslocarem ao posto de combustível para atestar as motos de gasolina.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar as atualizações dos preços dos combustíveis nos próximos dias.