Texto Domingos Janeiro • Fotos BMW
Simples e equilibrada
Faz este ano 84 anos que a BMW apresentou a R 5 ao público internacional, um modelo bastante evoluído nos anos ‘50, inspirada pela 500 cc de competição de 1935, uma das motos mais evoluídas e competitivas na época.
Esta Hommage é uma interpretação moderna dessa história, combinando tecnologias de ponta, com personalização e assente numa história com quase um século. Uma clara demonstração de que as motos antigas podem encaixar-se de forma perfeita nesta nova era das personalizações. No centro desta autêntica obra de arte encontramos o motor de dois cilindros boxer com 500 cc, uma referência no que a prestações diz respeito nos anos ‘30, com 25 cv de potência às 5500 rpm e que atingia os 135 km/h, com algumas alterações nos cárteres e tampas das válvulas, agora maquinadas em alumínio, pelas mãos dos carismáticos e reputados irmãos suecos Ronny e Benny Noren.
Na verdade, o motor utilizado nesta Hommage teve que ser praticamente todo reconstruído, depois de ter ficado parcialmente destruído numa corrida há muitos anos atrás… A caixa de velocidades foi igualmente reconstruída. De raiz, e com base nos esboços elaborados pela equipa de Design da BMW Motorrad, nasceram o quadro, depósito de combustível e para-lamas traseiro, dando origem a uma verdadeira moto custom, construída para nos fazer viajar até ao carácter mais puro da R 5.
Equilíbrio perfeito
As proporções são sempre um dos pontos mais sensíveis, mas neste modelo, o resultado final é absolutamente brilhante, e seja vista de que ângulo for, ou a que distância for, a R 5 Hommage surge-nos sempre equilibrada, com uma simplicidade e elegância desconcertantes. A remeter-nos para a época original da R 5 temos a forquilha telescópica dianteira, com novas tampas das bainhas mais modernas e aerodinâmicas.
No guiador, simples elegante e limpo, o destaque recai sobre as manetes, ambas colocadas nas extremidades do guiador, remetendo-nos para os tempos passados, mas com diversas possibilidades de ajuste, típicas das manetes modernas. As prestações do motor foram, naturalmente melhoradas, com turbo, para se enquadrar nas prestações mais modernas.
Os escapes de aço, além de contribuírem para a estética, permitem ao motor respirar melhor e termos um som mais poderoso. As extremidades dos escapes em carbono transmitem-lhe um aspecto mais desportivo. A atrair-nos para os tempos modernos temos o mono-amortecedor traseiro, ajustável e as pinças de travão, radiais quer na frente como na traseira. As jantes de raios, são a cereja no topo do bolo! A pintura, mantém os esquemas de cores tradicionais da BMW, mas apresenta detalhes de grande bom gosto como as sobras ou os efeitos dos “flocos”. Apresentada em 2016, a BMW R 5 Hommage continua muito actual e tanto assim é que foi uma das eleitas pela BMW para participar na edição de 2019 do Custom- Bike-Show na Alemanha.