Preparação: Indian Scout Bobber Hasty Flaming Buffalo

O desafio de personalização, promovido pela Indian Motorcycle Benelux, permitiu a amadores e profissionais apresentarem os seus projectos de personalização, com base na Scout Bobber. A Hasty Flaming Buffalo foi a grande vencedora da edição de 2019. 

Texto Domingos Janeiro • Fotos Ronald Rink/Roonworks

Reduzida ao mínimo

A Indian Motorcycycle Benelux, desvendou o grande vencedor da edição de 2019 do concurso de personalização ‘Project Scout Bobber’, durante o festival holandês Bigtwin Bikeshow, que decorreu no início de Novembro. A Hasty Flaming Buffalo, foi desenvolvida pelo designer alemão Luuc Muis da LM Creations e é uma elegante interpretação dos modelos americanos que fi zeram história nas competições de velocidade tão populares na América em 1910. Aberto a preparadores amadores e profissionais de toda a região do Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), o desafio “Project Scout Bobber” viu os três finalistas serem apurados por um júri profissional, e, posteriormente, colocados ao escrutínio do público via Facebook para apurar o grande vencedor desta edição de 2019.

O projecto do Luuc mostrou uma popularidade tal, que acabou por vencer a competição de forma destacada, ao garantir 54% dos votos naquela rede social. Do papel, a Hasty Flaming Buff alo ganhou vida e foi apresentada pela primeira vez ao público no evento holandês. No início dos anos 1900, os “Motodromos” (pistas ovais com curvas em “relevé” e pavimento em madeira), ganharam grande importância na América, e por todo o país nasceram os “Motordromes”, onde a Indian ganhava clara vantagem graças ao seu design aliado às especificações técnicas e onde nomes como o de Jake de Rosier ganharam estatuto de heróis, por arriscarem a vida nessas perigosas pistas. Foi essa herança, desempenho, risco e até algum romantismo, que deram o mote à criação do designer alemão.

Conceito base

Enquanto designer industrial, Luuc Muis nem hesitou em aceitar o desafio lançado pela Indian, explorando a ideia base de que, mesmo passados 100 anos, os materiais e as técnicas podem ter evoluído, mas, visualmente, as diferenças não são assim tão grandes. Foi com surpresa que recebeu a notícia de que o seu projecto havia sido o vencedor, e que teria assim a oportunidade de ver o seu “desenho” tornar-se real. Foi tudo muito rápido, uma vez que o vencedor foi anunciado a meio do passado mês de Junho, dando ao designer alemão 20 semanas para dar vida à sua criação, tendo que estar pronta na abertura da BigTwin Expo na Holanda, a 1 de Novembro.

Da Scout Bobber normal apenas foi aproveitado o motor e as rodas. O quadro foi totalmente fabricado de novo, em tubos de alumínio, feito pela empresa norueguesa Scheffers Engineering. O depósito de combustível é artesanal e é parte integrante do quadro e tem integrado a caixa do fi ltro de ar, bem como os componentes electrónicos, permitindo assim uma imagem mais limpa e minimalista, inspirada nas Indian de competição do início dos anos 1900.

EQUIPAMENTO FEITO À MEDIDA:

  • Sistema de ESCAPE Akrapovič
  • FORQUILHA convencional com bainhas em carbono e cerâmica, CeraCarbon Racing
  • JANTES de raios JSR Service
  • Conjunto de TRAVAGEM Brembo
  • ASSENTO solo fabricado pela Old Dutch Leatherworks
  • FILTRO DE AR DNA Performance Filters
  • PISCAS na frente e atrás da Kellermans

 

Para conhecer mais sobre o designer, pode aceder a www.luucmuiscreations.com