Texto Domingos Janeiro/Tiago Gonçalves • Fotos Soraya Pinto •
Uma história especial
Para os que gostam e têm acompanhado os preparadores e respectivas criações no nosso país, já terão, certamente visto o documentário sobre a Unik Edition, realizado pela “Forty One Motors” e, se estiveram com atenção, já sabem o que está na origem desta Renegade.
Esta era a moto pessoal do Tiago Gonçalves, um dos fundadores da Unik e por isso, esta Triumph passou a ser um projecto em constante mutação. Juntos, partilharam muita estrada e eventos, tanto em Portugal, como fora do país. Certo dia, receberam, na Unik Edition, um contacto por parte de uma agência de publicidade, no sentido de alugarem uma moto e um condutor para um filme publicitário. O actual dono da Renegade, foi o mesmo que a conduziu precisamente nesse anúncio e foi amor à primeira vista. No entanto, foi necessário quase um ano de “namoro” até o negócio se concretizar e o Tiago a deixar ir viver outra paixão!
Mas, no entretanto, foram sendo introduzidas alterações, tendo em mente as linhas mestras de uma “Bad ass”, divertida, com pintura diferente e sem qualquer influência ou inspiração externa. Além da estética única e demarcada, a ciclística também foi aprimorada e por isso não se espantem se algum dia virem a Renegade passar por vocês a deitar faíscas dos pousa-pés…
Todas as alterações, foram feitas tendo por base o respeito pelo factor diversão que a Bonneville sempre teve. Antes de passar às alterações que foram impostas à T100, importa acrescentar que o nome “Renegade” surge do facto de apesar desta moto ter trazido muitas alegrias aos antigos donos, foi renegada por outra moto. Hoje, é “Renegade” com muito prazer!
Alterações
A lista é vasta e extensa, com destaque para:
- Traseira mais curta, com novo guarda lamas, novo suporte de matrícula e novas luzes e piscas;
- O sistema de transmissão original foi substituído por uma correia de kevlar e respectivo esticador;
- Silenciadores feitos à mão em inox, com adaptação do colector e apoios;
- Novo assento e base estofados em duas peles;
- Bombas de travão e manete de embraiagem Beringer;
- Tubos de travão em malha de aço;
- Os comutadores originais foram substituídos por outros retro iluminados, com cablagem oculta dentro do guiador;
- Farol de 5″ pintado com apoio “bottom mount”, com canhão de ignição recolocado, rectificador e buzina;
- Guiador de 1″ LSL Flat Track;
- Punhos novos;
- Novo manómetro mecânico e apoio;
- Pneus mistos Shinko E705 mais largos;
- Pintura em 3 tons com logótipos, base prata e vermelho candy. Tampa lateral com uma palavra especial “escondida” só visível a contraluz;
- Novos amortecedores a gás;
- Filtro de ar K&N.