Preparação: Triumph Bonneville T100 Renegade | Unik Edition

Esta é uma moto com uma história especial, com grande significado para o preparador. Uma espécie de “camaleão” que vestiu diversas peles e já viveu outras tantas vidas. Uma história com final feliz, que tem acompanhado a Unik Edition desde os primeiros passos.

Texto Domingos Janeiro/Tiago Gonçalves • Fotos Soraya Pinto •

Uma história especial

Para os que gostam e têm acompanhado os preparadores e respectivas criações no nosso país, já terão, certamente visto o documentário sobre a Unik Edition, realizado pela “Forty One Motors” e, se estiveram com atenção, já sabem o que está na origem desta Renegade.

Esta era a moto pessoal do Tiago Gonçalves, um dos fundadores da Unik e por isso, esta Triumph passou a ser um projecto em constante mutação. Juntos, partilharam muita estrada e eventos, tanto em Portugal, como fora do país. Certo dia, receberam, na Unik Edition, um contacto por parte de uma agência de publicidade, no sentido de alugarem uma moto e um condutor para um filme publicitário. O actual dono da Renegade, foi o mesmo que a conduziu precisamente nesse anúncio e foi amor à primeira vista. No entanto, foi necessário quase um ano de “namoro” até o negócio se concretizar e o Tiago a deixar ir viver outra paixão!

Mas, no entretanto, foram sendo introduzidas alterações, tendo em mente as linhas mestras de uma “Bad ass”, divertida, com pintura diferente e sem qualquer influência ou inspiração externa. Além da estética única e demarcada, a ciclística também foi aprimorada e por isso não se espantem se algum dia virem a Renegade passar por vocês a deitar faíscas dos pousa-pés…

Todas as alterações, foram feitas tendo por base o respeito pelo factor diversão que a Bonneville sempre teve. Antes de passar às alterações que foram impostas à T100, importa acrescentar que o nome “Renegade” surge do facto de apesar desta moto ter trazido muitas alegrias aos antigos donos, foi renegada por outra moto. Hoje, é “Renegade” com muito prazer!

Alterações

A lista é vasta e extensa, com destaque para:

  • Traseira mais curta, com novo guarda lamas, novo suporte de matrícula e novas luzes e piscas;
  • O sistema de transmissão original foi substituído por uma correia de kevlar e respectivo esticador;
  • Silenciadores feitos à mão em inox, com adaptação do colector e apoios;
  • Novo assento e base estofados em duas peles;
  • Bombas de travão e manete de embraiagem Beringer;
  • Tubos de travão em malha de aço;
  • Os comutadores originais foram substituídos por outros retro iluminados, com cablagem oculta dentro do guiador;
  • Farol de 5″ pintado com apoio “bottom mount”, com canhão de ignição recolocado, rectificador e buzina;
  • Guiador de 1″ LSL Flat Track;
  • Punhos novos;
  • Novo manómetro mecânico e apoio;
  • Pneus mistos Shinko E705 mais largos;
  • Pintura em 3 tons com logótipos, base prata e vermelho candy. Tampa lateral com uma palavra especial “escondida” só visível a contraluz;
  • Novos amortecedores a gás;
  • Filtro de ar K&N.