Texto Domingos Janeiro e Otávio Passos • Fotos Cristina E. Vasconcelos
Sonho americano
A Yamaha Banshee sempre foi o quad dos sonhos do Octávio Passos, desde a adolescência. Decorava as paredes do quarto com recortes destas motos, retirados de catálogos que ia todos os anos buscar a um concessionário da Yamaha. Aos seus 13 anos, estreou-se aos comandos de uma Banshee, através do colega de equipa de um primo, que faziam o campeonato regional de Todo-o-Terreno.
Aquela moto tirava-lhe, literalmente, o sono… Aquele som único do motor bicilindrico a dois tempos era música para os seus ouvidos. Passados 18 anos, finalmente conseguiu comprar uma Banshee e concretizar o projeto de ter uma réplica das míticas Banshee Americanas Duncan Racing e tornar o “velho” numa máquina única, com os melhores componentes da indústria dos quads.
Na década de 90 e início dos anos 2000, a Duncan Racing (DR) colocou a Banshee a dominar todos os campeonatos do mundo de ATV do Mundo, bem como dominavam praticamente todos os campeonatos nacionais na Europa. Venceram seis vezes o GNC Open-Pro AM, nove Campeonatos Britânicos, três Pikes Peak, cinco provas do endurance 12 horas Pont De Vaux, e múltiplas Baja 500 e 1000 Americanas, com pilotos que são símbolos no mundo dos quads, tal como Doug Eichner, conhecido como um dos mais persistentes e difíceis pilotos de bater no mundo dos quad, assim como Paul Winrow.
O desafio
Para acompanhar o Octávio nesta aventura, juntou-se o seu mecânico, e amigo, Pedro Oliveira. O primeiro passo foi desmontar todas as peças do quad, metalizar e lacar o quadro de preto e, com ajuda de amigos e 45 familiares, que vivem nos Estados Unidos, começar a comprar todo o material que a Duncan montava nas motos de competição de então.
Tarefa difícil, uma vez que algumas dessas peças já nem se fabricam e outras são muito difíceis de encontrar. Um processo de compra e negociação que consumiu vários meses de trabalho, com inúmeros e-mails, dezenas de chamadas, muitas dores de cabeça, noites sem dormir e algumas adaptações trabalhosas na moto.
De origem, só o quadro e os cárteres…
Esta moto não é apenas o sonho do Octávio tornado realidade, mas sim o conjunto de vários fatores que o enchem de orgulho, num trabalho que se prolongou ao longo de cerca de meio ano. Do equipamento de luxo destacam-se as suspensões “Elka Stage 5”, triângulos e escora traseira mais curta uma polegada ‘LoneStar Racing’ fabricados em especifico para a configuração que era pretendida e para o seu peso/estilo condução. A direção tem uma coluna anti-vibração com mesa e suporte de corta-corrente do motor da ‘LoneStarRacing’ com um guiador ProTaper Fuzion, que torna a moto mais controlável e confortável. Os pousa pés são Roll Design / IMS.
O motor possui uma cambota “reforçada” da Wiseco, cilindros trabalhados pela Duncan Racing personalizados pelo Paul Turner, pistões da Wiseco, culassa com platinados da Paul Turner, lamelas Pyramid em kevlar, carburadores Keihin PJ 34 mm e escapes Paul Turner (Mid-Range) com ponteiras FatBoy 2, volante magnético aligeirado, radiador de maior fluxo, com tubos em silicone e uma bomba de água/turbina em metal com uma tampa de esvaziamento rápido. Depósito de gasolina de 16 litros da IMS com tampão de alumínio ProDesign. Embraiagem Hinson Racing de oito discos, com dentes diretos e com tampa DR de substituição rápida da embraiagem. A travagem dianteira conta com discos Galfer, com pinças de duplo pistão YFZ 450 e bomba superior da Beringer, jantes de carbono BST (BlackStone Tek), pneus ITP e pinça de travão traseiro da Yamaha FJ1200. Transmissão completa da Renthal, com pinhão de 14 dentes, cremalheira de 41 dentes e uma corrente reforçada especifica para ATV. Um trabalho notável.
Equipamento e preços
Duncan Racing National Kit | 3 600 € |
Novos cilindros | 1 300 € |
Cambota Wiseco | 980 € |
Pistões Wiseco Pro-Lite | 250 € |
CFM caixa filtro alumínio + UNI Filter | 235 € |
Modificação Magnético + Prato | 240 € |
Kit embraiagem Hinson | 1 411 € |
Kit bomba água de maior fluxo + tampa DR | 171 € |
Tampa completa substituição rápida embraiagem | 649 € |
Kit de SuperFlow Carburador | 120 € |
Radiador maior fluxo + Evans PowerSports IceCooling | 220 € |
Guiador Pro Taper Fuzion + punhos ODI | 170 € |
Manete embraiagem Pro Taper Profile | 74 € |
Bomba superior travão Beringer | 550 € |
Corta corrente Pro Design | 39 € |
Seletor velocidades | 98 € |
Hinson Racing pedal travão traseiro | 190 € |
Tampa magnético Duncan Racing | 291 € |
Kick Starter NAC’S | 130 € |
Discos travão Galfer USA | 198 € |
Acelerador Gatilho TerryCable | 173 € |
Cabos acelerador embraiagem TerryCable | 130 € |
Capa banco ZIP Racing | 170 € |
Grelha frontal metal Duncan | 210 € |
Tampão Gasolina Pro Design | 97 € |
Depósito IMS 16l | 350 € |
Jantes BST | 1 520 € |
Pneus ITP | 390 € |
Cubo cremalheira LoneStar Racing | 272 € |
Cremalheira, Pinhão e corrente Renthal | 209 € |
Plásticos traseiro/frente Maier Racing USA | 590 € |
Adaptações quadro | 350 € |
Triângulos LoneStar Racing DC Pro Longo Curso | 1 200 € |
Suspensões Longo Curso Elka Stage 5 | 2 100 € |
Escora LoneStar Racing -1” | 1 200 € |
Suspensão traseira Showa preparada RaceTech | 230 € |
Coluna direção + mesa com suporte corta corrente LoneStar Racing | 352 € |
Bumper Duncan Racing | 250 € |
Pousa pés Roll Design / IMS + Nerf-Bars | 460 € |
Eixo traseiro DuraBlue Eliminator | 712 € |
Cubos rodas LoneStar Racing | 687 € |
Proteção quadro PHD da Laegers | 130 € |
EQUIPAMENTO E PREÇOS | |
MOTO | 6 000 € |
EXTRAS | 25 421 € |
TOTAL | 31 421 € |