Preparação Yamaha YFZ 350 Banshee 2000 Duncan Racing International

O Yamaha Banshee é um quad que ganhou grande protagonismo e carisma, ao vencer diversos campeonatos pelo mundo fora. Por isso, tornou-se num dos modelos mais amados entre os fãs dos quads, arrebatando corações com o seu explosivo motor de dois cilindros. Na Europa, o Banshee reinou entre 1987 e 2012. 

Texto Domingos Janeiro e Otávio Passos • Fotos Cristina E. Vasconcelos

Sonho americano

A Yamaha Banshee sempre foi o quad dos sonhos do Octávio Passos, desde a adolescência. Decorava as paredes do quarto com recortes destas motos, retirados de catálogos que ia todos os anos buscar a um concessionário da Yamaha. Aos seus 13 anos, estreou-se aos comandos de uma Banshee, através do colega de equipa de um primo, que faziam o campeonato regional de Todo-o-Terreno.

Aquela moto tirava-lhe, literalmente, o sono… Aquele som único do motor bicilindrico a dois tempos era música para os seus ouvidos. Passados 18 anos, finalmente conseguiu comprar uma Banshee e concretizar o projeto de ter uma réplica das míticas Banshee Americanas Duncan Racing e tornar o “velho” numa máquina única, com os melhores componentes da indústria dos quads.

Na década de 90 e início dos anos 2000, a Duncan Racing (DR) colocou a Banshee a dominar todos os campeonatos do mundo de ATV do Mundo, bem como dominavam praticamente todos os campeonatos nacionais na Europa. Venceram seis vezes o GNC Open-Pro AM, nove Campeonatos Britânicos, três Pikes Peak, cinco provas do endurance 12 horas Pont De Vaux, e múltiplas Baja 500 e 1000 Americanas, com pilotos que são símbolos no mundo dos quads, tal como Doug Eichner, conhecido como um dos mais persistentes e difíceis pilotos de bater no mundo dos quad, assim como Paul Winrow.

O desafio

Para acompanhar o Octávio nesta aventura, juntou-se o seu mecânico, e amigo, Pedro Oliveira. O primeiro passo foi desmontar todas as peças do quad, metalizar e lacar o quadro de preto e, com ajuda de amigos e 45 familiares, que vivem nos Estados Unidos, começar a comprar todo o material que a Duncan montava nas motos de competição de então.

Tarefa difícil, uma vez que algumas dessas peças já nem se fabricam e outras são muito difíceis de encontrar. Um processo de compra e negociação que consumiu vários meses de trabalho, com inúmeros e-mails, dezenas de chamadas, muitas dores de cabeça, noites sem dormir e algumas adaptações trabalhosas na moto.

De origem, só o quadro e os cárteres…

Esta moto não é apenas o sonho do Octávio tornado realidade, mas sim o conjunto de vários fatores que o enchem de orgulho, num trabalho que se prolongou ao longo de cerca de meio ano. Do equipamento de luxo destacam-se as suspensões “Elka Stage 5”, triângulos e escora traseira mais curta uma polegada ‘LoneStar Racing’ fabricados em especifico para a configuração que era pretendida e para o seu peso/estilo condução. A direção tem uma coluna anti-vibração com mesa e suporte de corta-corrente do motor da ‘LoneStarRacing’ com um guiador ProTaper Fuzion, que torna a moto mais controlável e confortável. Os pousa pés são Roll Design / IMS.

O motor possui uma cambota “reforçada” da Wiseco, cilindros trabalhados pela Duncan Racing personalizados pelo Paul Turner, pistões da Wiseco, culassa com platinados da Paul Turner, lamelas Pyramid em kevlar, carburadores Keihin PJ 34 mm e escapes Paul Turner (Mid-Range) com ponteiras FatBoy 2, volante magnético aligeirado, radiador de maior fluxo, com tubos em silicone e uma bomba de água/turbina em metal com uma tampa de esvaziamento rápido. Depósito de gasolina de 16 litros da IMS com tampão de alumínio ProDesign. Embraiagem Hinson Racing de oito discos, com dentes diretos e com tampa DR de substituição rápida da embraiagem. A travagem dianteira conta com discos Galfer, com pinças de duplo pistão YFZ 450 e bomba superior da Beringer, jantes de carbono BST (BlackStone Tek), pneus ITP e pinça de travão traseiro da Yamaha FJ1200. Transmissão completa da Renthal, com pinhão de 14 dentes, cremalheira de 41 dentes e uma corrente reforçada especifica para ATV. Um trabalho notável.

 

Equipamento e preços

Duncan Racing National Kit 3 600 €
Novos cilindros 1 300 €
Cambota Wiseco 980 €
Pistões Wiseco Pro-Lite 250 €
CFM caixa filtro alumínio + UNI Filter 235 €
Modificação Magnético + Prato 240 €
Kit embraiagem Hinson 1 411 €
Kit bomba água de maior fluxo + tampa DR 171 €
Tampa completa substituição rápida embraiagem 649 €
Kit de SuperFlow Carburador 120 €
Radiador maior fluxo + Evans PowerSports IceCooling 220 €
Guiador Pro Taper Fuzion + punhos ODI 170 €
Manete embraiagem Pro Taper Profile 74 €
Bomba superior travão Beringer 550 €
Corta corrente Pro Design 39 €
Seletor velocidades 98 €
Hinson Racing pedal travão traseiro 190 €
Tampa magnético Duncan Racing 291 €
Kick Starter NAC’S 130 €
Discos travão Galfer USA 198 €
Acelerador Gatilho TerryCable 173 €
Cabos acelerador embraiagem TerryCable 130 €
Capa banco ZIP Racing 170 €
Grelha frontal metal Duncan 210 €
Tampão Gasolina Pro Design 97 €
Depósito IMS 16l 350 €
Jantes BST 1 520 €
Pneus ITP 390 €
Cubo cremalheira LoneStar Racing 272 €
Cremalheira, Pinhão e corrente Renthal 209 €
Plásticos traseiro/frente Maier Racing USA 590 €
Adaptações quadro 350 €
Triângulos LoneStar Racing DC Pro Longo Curso 1 200 €
Suspensões Longo Curso Elka Stage 5 2 100 €
Escora LoneStar Racing -1” 1 200 €
Suspensão traseira Showa preparada RaceTech 230 €
Coluna direção + mesa com suporte corta corrente LoneStar Racing 352 €
Bumper Duncan Racing 250 €
Pousa pés Roll Design / IMS + Nerf-Bars 460 €
Eixo traseiro DuraBlue Eliminator 712 €
Cubos rodas LoneStar Racing 687 €
Proteção quadro PHD da Laegers 130 €
EQUIPAMENTO E PREÇOS
MOTO 6 000 €
EXTRAS 25 421 €
TOTAL 31 421 €