A Triumph acaba de apresentar aquilo que é uma dupla novidade: a sua primeira bicicleta, que é também o seu primeiro veículo eléctrico. Na verdade, é a primeira bicicleta da era moderna da marca britânica; isto porque a Triumph nasceu precisamente a pedalar e só começou a fabricar motos depois de uma década a fabricar bicicletas em Coventry…
A Triumph baptizou a sua bicicleta eléctrica de Trekker GT, e é um modelo a pensar na mobilidade urbana. Com quadro ‘hardtail’ em alumínio 6061 hidroformado, a Trekker GT usa componentes Shimano, dos travões de disco Deore M6000, à transmissão Deore Shadow de 10 velocidades. A forquilha é uma RockShox Paragon com 65 mm de curso.
O motor eléctrico é também oriundo da Shimano. É um Shimano Steps E6100, pesando apenas 2,88 kg; é alimentado por uma bateria Shimano E8035 com 504 Wh, que proporciona 150 km de automomia.
O design tem origem na Triumph, que se esforçou por criar linhas fluídas e ‘limpas’, escondendo cabos e tubos, e a pintura, como muitas das suas motos, é em dois tons. Nas fotos ainda se vêm alguns cabos, mas a Triumph avisa que este é ainda um protótipo, e os cabos ficarão mais dissimulados.
Destinando-se às deslocações diárias, a Trekker GT tem grelha para transporte de bagagem, iluminação LED, guarda-lamas, descanso lateral e cadeado integrado Abus.
A Triumph Trekker GT já está disponível no mercado, sendo comercializada por 3250 €.
A Triumph não é o primeiro fabricante de motos a oferecer bicicletas no seu catálogo. A BMW e a Ducati já o fazem; a KTM também está historicamente ligada às bicicletas, tendo há muito uma empresa inteira dedicada a esse negócio, mas que neste momento é independente do grupo austríaco.