Primeiros testes de MotoGP em Portimão, hoje e amanhã

Hoje e amanhã decorrem os primeiros testes de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve. Em pista estarão os pilotos de testes com as motos oficiais, e os pilotos das equipas com motos de estrada.

Decorrem hoje e amanhã os primeiros testes de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve. Presentes estão os pilotos de testes dos construtores envolvidos na categoria rainha do campeonato; mas hoje rodarão também alguns pilotos contratados do campeonato, mas em motos de produção. O regulamento não permite que os pilotos participantes no campeonato rodem com as suas motos em circuitos que vão receber um GP. Estes rodarão apenas hoje e depois viajarão para Le Mans, onde se realiza já no próximo fim-de-semana o GP de França.

Os pilotos de testes presentes nestes dois dias são Dani Pedrosa (KTM), Jorge Lorenzo (Yamaha), Sylvain Guintoli (Suzuki), Stefan Bradl (Honda), Michele Pirro (Ducati) e Lorenzo Savadori (Aprilia). Estes estarão aos comandos das máquinas de MotoGP, e os testes servirão para recolher dados para os construtores, equipas e também para a Michelin. Sendo a primeira vez que Portimão vai receber um GP do Mundial de Velocidade, as equipas não têm quaisquer referências do traçado algarvio.

Alguns já rodaram antes no AIA

Porém, o circuito não é completamente desconhecido de alguns destes pilotos. Sylvain Guintoli chegou a correr no AIA nas Superbike; entre 2011 e 2014 subiu cinco vezes ao pódio com duas motos diferentes (Ducati e Aprilia); Lorenzo Savadori correu no Algarve vários anos em SBK e Superstock 1000, e nesta categoria subiu duas vezes ao pódio, em 2014 e 2015. Quanto a Michele Pirro, correu no Algarve três anos; um em Superstock 1000 e dois em Supersport, e chegou a subir ao pódio em Supersport em 2010.

Joan Mir, Alex Rins, Maverick Viñales, Valentino Rossi, Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci, Jack Miller, Francesco Bagnaia, Takaaki Nakagami, Miguel Oliveira, Brad Binder, Pol Espargaro, Johann Zarco, Tito Rabat e Alex Marquez são os pilotos que rodarão hoje. Este dia de teste tem dois objectivos: conhecer o traçado – que foi reasfaltado há duas semanas – e avaliar as condições de segurança do circuito. Miguel Oliveira conhece bem o circuito algarvio, onde roda frequentemente, e outros pilotos já lá rodaram também, como Tito Rabat, Alex Rins ou Alex Marquez. Mas em Novembro será a primeira vez que todos o farão aos comandos das suas MotoGP.

Lorenzo com moto do ano passado

Jorge Lorenzo estará aos comandos da M1 do ano passado. «Estou realmente excitado por estar de regresso aos comandos da Yamaha M1, porque já passaram nove meses, quase um ano, desde a última vez que pilotei, e nunca estive tanto tempo sem andar de moto, por isso claro que será difícil re-adaptar-me a estas velocidades e a estas motos! Mas temos dois dias numa pista nova, e isso é importante porque não só é nova mas também especial por causa das subidas e descidas; será importante não cometer erros no início e tentar conseguir o máximo de informação para a Yamaha e para os seus pilotos oficiai».

«Se percebi bem, vou estar na mesma moto que usei em Sepang [nos testes de pré-temporada], por isso utilizaremos este teste especialmente para conseguir as melhores relações de caixa para os pilotos oficiais e para testar pneus, para perceber com estas condições e com este asfalto, quais serão melhores para o time attack e para a distância de corrida», explicou o piloto espanhol, que disse ainda que não estará aos comandos da actual M1 usada pelos pilotos da Monster Energy Yamaha, porque a Yamaha não conseguiu preparar as motos a tempo.

Os pilotos que pisam hoje pela primeira vez o asfalto do AIA conhecem o circuito pelas corridas de SBK estão bastante curiosos em rodar na ‘montanha russa’ algarvia. O objectivo é o mesmo para todos eles: aprender o traçado, e recolher informações para quando chegar o GP de Portugal as equipas terem uma base inicial de trabalho e a Michelin trazer os compostos adequados ao AIA.

Podem acompanhar os tempos destes dois dias de testes, em tempo real, aqui.