Primeiros treinos do GP de França molhados

Decorreram em Le Mans os primeiros treinos para o GP de França. Jack Miller foi o mais rápido, Miguel Oliveira terminou em 13.º.

O primeiro dia de treinos livres para o GP de França foi afectado pela chuva matinal em Le Mans. A primeira sessão de MotoGP foi realizada com o piso molhado, que depois começou a secar. Apesar de não ficar totalmente seca, permitiu aos pilotos rodar com pneus slick, embora alguns tenham começado a sessão ainda com pneus de chuva.

Na sessão da manhã Bradley Smith foi a surpresa ao marcar o melhor tempo em molhado, na frente de Johann Zarco e Danilo Petrucci. As primeiras cinco posições foram ocupadas por motos italianas, a Aprilia do britânico e quatro Ducati.

À tarde, a seco, foi Jack Miller que registou o melhor tempo, na frente de Maverick Viñales e Takaaki Nakagami. Depois de ter sido 19.º na primeira sessão, Miguel Oliveira terminou o dia em 13.º, em casa da equipa Red Bull KTM Tech 3.

«Hoje foi um dia estranho sem muito tempo de pista seca, mas seguimos o nosso plano durante a tarde para nos adaptarmos rapidamente à situação e ainda fizemos um par de voltas em piso seco. Senti-me bem com a moto, por isso esperamos ter uma sessão a seco amanhã e qualificar directamente para a Q2», disse Miguel Oliveira depois das duas sessões.

A segunda sessão ficou marcada por algumas quedas, tendo em conta a baixa temperatura do asfalto que não chegou sequer aos 20° C. A temperatura máxima deverá descer ligeiramente no fim-de-semana, mas a chuva não deverá voltar.

Muitas quedas

Em Moto2 os pilotos rodaram na segunda sessão já coma pista praticamente seca, e foi Jake Dixon quem obteve o melhor tempo. Jorge Martin e Marco Bezzecchi terminaram nas posições seguintes.

Na primeira sessão do GP de França as quedas sucederam-se, e a primeira foi a de Luca Marini, logo na saída do pit lane. Assim que entrou em pista e chegou à primeira curva, o líder do campeonato perdeu a frente.

Depois voltaria a cair na segunda sessão, com maior aparato. Marini caiu na curva cinco, sofrendo um monumental high side. Depois de ter sido observado pelos médicos no circuito, o italiano foi transportado para o hospital local, para exames mais pormenorizados ao seu tornozelo e pé esquerdos.

Foi Filip Salac quem conseguiu o melhor tempos das Moto3. Na sessão muito molhada da manhã, as quedas sucederam-se, num total de 16. Os pilotos da categoria mais pequena não chegaram a apanhar a pista totalmente seca, mas chegaram a rodar com slicks. Salac terminou o dia no topo da classificação, seguido de Romano Fenati e John McPhee.

Ai Ogura, o líder do campeonato terminou o dia na 7.ª posição, a 1,256 s do melhor tempo.

Todos os resultados do GP de França aqui.