Puig Diablo – Uma visão do futuro

A marca espanhola especialista em acessórios apresenta a sua visão do futuro das motos. Fique a conhecer a diabólica Puig Diablo.

Mais conhecida pelos seus inúmeros acessórios de motociclismo para as mais diversas funções, a Puig acaba de alargar a sua área de ação ao envolver-se pela primeira vez na sua história na criação de uma moto. A diabólica Puig Diablo é a primeira criação do projeto Everflowing Design e mostra-nos a visão de futuro da marca espanhola para as motos e respetivos acessórios.

Mantendo a sua filosofia de melhorar as versões de série de motos de diferentes fabricantes, tanto ao nível estético como também nas prestações, a Puig apresenta um conjunto de soluções técnicas e estéticas que elevam uma convencional Yamaha MT-09 SP para um patamar muito superior.

A Puig Diablo parte então da base que é a hypernaked de Iwata, a MT-09 SP.

As modificações realizadas nesta moto futurista começam por estudos aerodinâmicos profundamente detalhados e que levaram a equipa de design liderada por Miquel Vallribera a modificar bastante a posição de condução.

Puig DiabloAtravés de um novo posicionamento dos poisa-pés, mais atrás e para cima, e do guiador, mais para baixo, o condutor é obrigado a adotar uma posição de condução que podemos considerar mais aerodinâmica, com o tronco próximo do depósito de combustível e a cabeça mais baixa.

Mas para além do design futurista e da posição de condução, a Puig Diablo revela detalhes verdadeiramente únicos e uma lista de acessórios que vai mais além da simples função estética.

Na lista de modificações encontramos um vidro frontal que inclui pequenos defletores laterais. O condutor pode optar por ajustar o vidro e defletores mais acima ou mais abaixo, de forma a garantir uma proteção aerodinâmica maior ou menor. O ajuste é feito eletronicamente, evitando assim o recurso a ferramentas ou mecanismos manuais.

Puig DiabloAbaixo do vidro frontal que rodeia a ótica criando uma cúpula dianteira bastante agressiva encontramos um conjunto de asas dianteiras de dimensões generosas. Não são ajustáveis, mas, e para além de conferirem um aspeto desportivo idêntico às motos de competição, ajudam a gerar uma enorme força descendente sobre a roda dianteira, evitando que esta levante em aceleração e melhorando a estabilidade do conjunto a alta velocidade.

Um pouco mais atrás, o pacote aerodinâmico é complementado pelas asas que estão embutidas no depósito de combustível. E se olharmos ainda mais para trás, a traseira da MT-09 SP apresenta-se totalmente aerodinâmica graças à inclusão de uma tampa do assento exclusiva para esta Puig Diablo.

Regressando à zona frontal desta naked, a preocupação pela melhoria do coeficiente aerodinâmico é levada ao extremo com a utilização de passagens de ar laterais de funcionamento dinâmico!

Puig DiabloO que quer isto dizer? Basicamente, e para além do condutor da Puig Diablo poder selecionar qual o ângulo de inclinação das asas que se escondem no interior das passagens de ar laterais, o sistema conta com um sensor e quatro servomotores.

Quando é detetada uma forte aceleração, os mecanismos automaticamente ajustam o ângulo de inclinação das pequenas asas interiores de forma a aumentar ou diminuir a força descendente que é gerada. Mais inclinação resulta obviamente em maior “downforce”, menos inclinação maximiza a velocidade.

Ainda na dianteira da Puig Diablo encontramos um generoso sistema de refrigeração dos travões. Um sistema parecido é utilizado pela Aprilia Racing no seu protótipo de MotoGP, a RS-GP.

No caso desta visão futurista da marca espanhola, foi criada uma estrutura interior em alumínio para conferir maior rigidez estrutural, coberta por tampas que ajudam a reduzir a turbulência gerada pelo movimento da jante em andamento, e, na zona inferior encontramos as entradas de ar que direcionam ar fresco diretamente para as pastilhas de travão reduzindo a temperatura.

Puig DiabloTambém para reduzir a turbulência provocada na roda traseira, a Puig instala na Diablo uma tampa lenticular, ainda que não cubra por completo a jante como temos visto nas Moto3 do Mundial de Velocidade ou esporadicamente em motos de produção como a MV Agusta Rush.

Reagindo à apresentação mundial da Puig Diablo, Miquel Vallribera assume que a equipa de desenho desta moto única “Queria abrir o debate sobre como pode ser a moto e os acessórios do futuro, mostrando como a imaginamos na Puig, e o resultado, a Diablo, acredito que seja o expoente perfeito, com a aerodinâmica ativa, a proteção, a funcionalidade e a estética como elementos principais do design”.

Em Portugal a marca espanhola Puig é representada em exclusivo pela Multimoto.