O público português teve um primeiro contacto com a marca na Expomoto, no Porto, no início de Maio. A QJ Motor é uma marca do Zhejiang Qianjiang Motorcycle Group Co., que atualmente é propriedade da Geely (Zhejiang Geely Holding Group Co.), que possui no seu universo várias marcas de automóveis, entre as quais Volvo, Polestar, Lotus, por exemplo, entre muitas outras. A Qianjiang possui outras marcas de motos, como a Benelli ou Keeway.
A QJ Motor chegou à Península Ibérica através da Motos Bordoy, uma empresa espanhola com cinco décadas de atividade no setor das duas rodas; para a operação em Portugal foi criada a MB Motor Portugal.
A empresa liderada por Paulo Anjos apresentou-se formalmente à imprensa esta semana, e divulgou os seus planos para o mercado nacional.
Arranque com três segmentos
A QJ Motor chega com uma gama com representação em três segmentos, adventure, street e custom, mas com muitos mais na calha, porque o objetivo é estar presente em todos os segmentos.
A gama adventure é composta por três motos trial: as SRT 800 e SRT 800X, com motor bicilíndrico paralelo de 754 cc e 76 cv, a primeira mais estradista com jantes de liga leve de 17 polegadas, a segunda mais polivalente, com jantes de raios, sendo a dianteira de 19 polegadas; e ainda a SRT 550, também bicilíndrica com um motor de 554 cc e 47 cv.
São também três os modelos que compõem a gama street, as naked SRK 700 e SRK 400, ambas bicilíndricas com com 698 (72 cv) e 400 cc (41 cv) respetivamente, e a ‘neo-clássica’ SRV 550, com o motor de 554 cc usado na SRT 550.
A gama custom tem para já apenas dois modelos, a SRV 300 com motor V2 de 296 cc (30 cv) e a SRV 125 (15 cv), com motor monocilíndrico refrigerado por líquido.
Quanto a preços, são os seguintes (com IVA, sem custos de transporte, matriculação, I.S.V. e I.U.C.):
SRT 800X – 10 490 €
SRT 800 – 9990 €
SRT 550 – 6590 €
SRK 700 – 7190 €
SRK 400 – 5790 €
SRV 550 – 6690 €
SRV 300 – 5190 €
Seis anos de garantia
A MB Motor Portugal está neste momento a estabelecer a sua rede de concessionários em território nacional, com os primeiros a surgirem antes do final do ano, e com planos ambiciosos: durante 2023 a empresa quer ter uma rede de concessionários que cubra 100% dos território nacional, incluíndo as ilhas, e com o surgimento de novos modelos e alargamento da gama – dos 50 aos 800 cc -, o objetivo é que em 2027 a QJ Motor motor alcance as 2000 matriculações anuais e uma quota de mercado de 4,5%.
E como pretende fazer isso, sendo a marca neste momento uma perfeita desconhecida? Com base em quatro premissas: ampla gama de produtos; excelente relação qualidade/preço; serviço centrado no cliente; e o AND da marca, apelando tanto à camada mais jovem, com ao motociclista mais veterano.
Por exemplo, as motos da QJ Motor chegam a Portugal oferecendo seis anos de garantia – da própria marca, sem intermediários – que é transmissível; ou seja, quem vender a sua moto antes do final do período de garantia, o novo proprietário continua a usufruir dessa garantia, exactamente nos mesmos moldes que o comprador original.
O site oficial da marca já está a funcionar (aqui) e ali poderão ver os modelos que em breve estarão disponíveis em Portugal.