A violenta queda sofrida por Pablo Quintanilla na derradeira especial do Dakar 2019 deixou o piloto chileno com fractura do tornozelo do seu pé esquerdo. De imediato o rápido piloto da Husqvarna foi assistido pela equipa médica e acabou mesmo por regressar aos comandos da sua moto 20 minutos depois para terminar o Dakar na quarta posição.
‘Existem momentos na vida em que temos que correr grandes riscos para alcançar o que desejamos. Foi isso que fiz pois não podia aceitar ser segundo sem dar tudo o que tinha para chegar ao primeiro lugar. Depois da queda perdi mesmo a consciência mas após ter sido assistido decidi levantar-me e seguir até ao final da prova. Infelizmente os juízes decidiram retirar a hora de penalização ao piloto que tinha sido penalizado por conduta anti-desportiva e acabei por ser quarto classificado na prova. Agora vou regressar ao Chile para ser operado e iniciar a minha recuperação.’
Uma derradeira prova de esforço por parte do piloto sul-americano que acabou por não conseguir quebrar a hegemonia da KTM, que garantiu a sua 18ª vitória consecutiva na prova.