Depois da queda na derradeira etapa do Dakar 2019 que lhe causou a fractura do tornozelo esquerdo, o chileno Pablo Quintanilla corre contra o tempo para estar na melhor forma aquando do arranque do Mundial Cross-Country e Rallies no final do mês de Março.
O piloto da Husqvarna – que quer recuperar o título mundial perdido para Toby Price na passada temporada – tornou-se um ‘cliente’ da câmara hiperbárica para ajudar ao seu processo de reabilitação e regeneração óssea para que o mais brevemente possível possa iniciar as sessões de fisioterapia.
Com quatro provas no seu calendário o campeonato do mundo será em 2019 composto por quatro etapas, sendo a primeira realizada nas areias do Abu Dhabi entre o dia 30 de Março e o dia 4 de Abril. No calendário está igualmente a Rota da Seda (Silk Way) entre os dias 6 e 16 de Julho e com etapas desenhadas na Russia, Mongólia e China. As derradeiras duas rondas da época levarão a caravana até ao Atacama de 1 a 7 de Setembro e ás pistas marroquinas entre os dias 3 e 9 de Outubro.
Pablo Quintanilla foi campeão do mundo em 2016 e 2017 e depois de perder o ceptro para Toby Price em 2018 viu também o Dakar ficar nas mãos do australiano após dez dias de competição que se decidiram apenas na jornada de encerramento e onde o sul-americano fracturou o tornozelo após uma queda violenta numa traiçoeira duna no Peru.