À margem do arranque do BP Ultimate Rally-Raid Portugal, que hoje arrancou em Grândola e vai durar até domingo 7 de abril, conforme os detalhes completos que a Revista Motojornal já aqui publicou, o próximo Rali Dakar 2025 começa a dar que falar entre a comunidade rally-raid.
Com os primeiros rumores sobre alterações à competição na Arábia Saudita a surgirem nos últimos dias, de que os Quad deixarão de participar no mítico Dakar, David Castera, diretor da corrida, confirmou que é mesmo intenção da ASO deixar “cair” os Quad da próxima edição do Rali Dakar.
Em declarações concedidas antes do arranque da terceira ronda do calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, Castera fez questão de acabar com qualquer tipo de dúvida sobre este tema, garantindo que os Quad não estarão na principal prova do TT mundial, porém, estarão em competição no campeonato do mundo:
“Toda a gente me pergunta sobre a categoria do quad. Os quad vão continuar a competir nas corridas do campeonato do mundo, menos no Rali Dakar. No Dakar tomámos a decisão de acabar com a categoria Quad em 2025”, começou por referi David Castera.
O francês e diretor de prova do Rali Dakar vai mais longe e explica as razões que levaram a esta tomada de decisão tão penalizadora para muitos pilotos que sonham em competir na prova aos comandos dos seus Quad:
“A decisão foi tomada porque queremos concentrar mais nas motos. Temos muitos, muitos pedidos dos pilotos e queremos concentrar mais neles. Temos poucos quads agora, não existe um fabricante que possa apoiar os pilotos, e é por isso que decidimos parar por agora”.
No futuro, caso os fabricantes destes veículos decidam investir no apoio aos pilotos, o que, de acordo com David Castera, não acontece hoje em dia, a ASO poderá voltar atrás com esta decisão e permitir a participação dos Quad no Dakar.
Para já, os Quad continuam a poder competir nas provas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto. A não perder!