Este foi, indiscutivelmente, um dos melhores fins-de-semana que Tiago Dias teve nos últimos oito anos. O tempo que separa a primeira prova da temporada 2020 do Campeonato Nacional de Velocidade, da última prova que realizou aos comandos de uma Superbike, era mais do que questionável neste regresso ao patamar mais alto da velocidade nacional. Tiago não só recuperou grande parte da sua velocidade natural, como surpreendeu a maioria dos presentes com o ritmo impresso nas sessões oficiais que compunham o programa da primeira ronda de CNV Moto deste ano.
Apesar de todas as dificuldades sentidas, totalmente dentro dos parâmetros de quem volta a “andar de bicicleta” uma primeira vez passados vários anos, o piloto mais velho do “clã” Dias teve neste seu regresso às pistas uma das suas melhores prestações. Típico de quem tem trabalho extra a fazer, Tiago passou mais tempo nas boxes a evoluir os acertos da sua moto, do que a percorrer metros em pista, ao longo das várias sessões de treinos. Mesmo assim, fruto da sua experiência, bem como da sua nova equipa, Dias baixou os registos a cada ida à pista, lentamente provando que quem sabe, verdadeiramente não esquece.
No Sábado (dia 6 de Junho), dia em que além da sessão de qualificação, havia também em agenda a realização da primeira corrida de SBK do fim-de-semana. Tiago assinou a sétima posição na folha de tempos, colocando-o no início da terceira linha da grelha de partida. Foi, de facto, um regresso às origens para o piloto da Parede. De acordo com o que era hábito, Dias “saltou” da grelha de partida para chegar, em ambas as corridas, na frente do pelotão da classe na chegada à primeira curva do Circuito do Estoril.
Seriam sortes distintas nas duas corridas de Superbike para o ex-campeão nacional aos comandos da Yamaha R1 com as cores do Team Dias, DF Motorcycle Concept, Shamir e VR Motos, embora com exibições idênticas, sempre perto ou dentro do TOP 5. Na primeira corrida, Tiago cruzou a linha de meta na sexta posição, reduzindo consideravelmente o seu melhor tempo relativamente à sua primeira volta em pista neste seu regresso.
Na derradeira corrida do programa desta primeira prova, Tiago militou no lote dos cinco primeiros a maior parte da duração da corrida, até o motor ceder com um problema técnico, que colocou um fim prematuro à sua prova, e à dos restante, uma vez que os pilotos estavam na 11ª volta de corrida e estavam já percorridos os 75% de distância calculada. Um sabor agridoce para a mais recente estrutura nacional nas SBK do CNV Moto, o Team Dias SBK, que marca também o regresso de um dos melhores pilotos de sempre à classe rainha do motociclismo português, embora numa nova estrutura, que mostrou ter tudo para surpreender nesta temporada.
Tiago Dias #55
“Foi um fim-de-semana espectacular! Tivemos um bocadinho de tudo ao longo do mesmo, todos fomos colocados à prova ao longo das sessões, incluindo a moto. No final, correu tudo muito bem. Senti-me muito bem com a moto e com a equipa. Todos os patrocinadores, família e amigos foram excepcionais, foi mesmo um evento de corridas para recordar.
Ao longo dos três dias de prova senti-me gradualmente confortável na moto. Ainda há muito a trabalhar nela e, acima de tudo em mim, mas sinto que estamos no caminho certo. Quero muito agradecer à minha equipa e aos meus patrocinadores, por acreditarem em mim e montarem esta promissora equipa que terá em Portimão uma nova prova de esforço, pois não ando na “montanha russa” há vários anos e será desafiante neste reencontro numa Superbike!
Quero agradecer o esforço incansável do Duarte Figueiredo e do Francisco Empis. Quero também deixar uma palavra de apreço à Shamir, Atelier da Moto, Motos VR e por fim, ao meu pai, por todo o apoio.”