Reportagem DragonTT Designers

A DragonTT Designers é uma empresa espanhola com grande experiência na preparação e transformação de motos. O sucesso tem sido tanto que a DragonTT se transformou em marca própria, contando com uma generosa gama de modelos que rasgam por completo as convenções.  

Texto Domingos Janeiro • Fotos Dragontt/Emiliano López-Cano

A história da DragonTT é um percurso com a qual muitos se vão identificar. Tudo começa há 20 anos atrás, numa pequena garagem, onde Emiliano López- Cano colocava em prática alguns trabalhos de preparação. A criatividade e o reconhecimento dos seus projectos, fizeram com que a marca crescesse, sempre assente no design inovador, qualidade dos acabamentos e tecnologia, para corresponder da melhor forma às expectativas dos clientes.

Nos dias que correm, a empresa de Toledo, Espanha tem a capacidade para criar, fabricar e legalizar qualquer projecto personalizado, seja para clientes particulares ou mesmo empresas, oferecendo assim a possibilidade de criar modelos únicos em qualquer segmento. A equipa, composta por puros amantes dos veículos motorizados, tem-se reflectido nos trabalhos que apresentam, e que estão muito à frente do seu tempo. Uma marca diferente, que coloca à disposição dos clientes exclusividade e a possibilidade de serem únicos.

Desenho e desenvolvimento

O construtor espanhol oferece uma autêntica experiência aos clientes, que acompanham todas as etapas de desenvolvimento das suas motos, desde os esboços iniciais, passando pelas digitalizações 3D, impressão 3D até aos protótipos em argila. Durante todo o processo, avaliam-se os custos de produção, para confirmar ou não a viabilidade de cada projecto. A DragonTT trabalha igualmente em parceria com diversas mercas e preparadores de renome internacional.

Para dar vida aos protótipos dos clientes, a DragonTT apresenta as maquetas em tamanho real em argila, para a partir daí se passar à fase final, que será a produção. Com o avançar dos anos, e já lá vão duas décadas, os espanhóis vão mais além do que apenas tornar real os sonhos dos clientes: desenvolvem modelos específicos; kits que se podem adaptar a modelos específicos; simuladores de voo; vestuário técnico para andar de moto e preparações/transformações em automóveis. Uma empresa cada vez mais polivalente, mas que tem nas motos o principal foco.

Com uma empresa/fábrica a laborar em conjunto no mesmo local, a DragonTT consegue assegurar em “casa” a produção total de uma determinada peça, desde os primeiros esboços em papel até à materialização da peça final.

Conceito DragonTT

Aqui, tudo é possível! Desde efectuar as preparações de sonho dos clientes, como optar por comprar apenas kits de peças para fazer um “upgrade” às nossas motos ou até comprar um modelo em específico criada pela DragonTT e vendidas em números muito reduzidos e limitados.

Kits pré-feitos

Disponíveis e desenvolvidos para os modelos mais populares do mercado, a empresa espanhola cria kits de componentes para tornar essas motos de “massas” em algo mais especial e específico, emprestando a sua perspectiva e interpretação desses mesmos modelos. Assim, os clientes podem optar por adquirir completos kits de peças fabricadas em fibra de vidro, muito fáceis de montar.

Motos novas

Este é talvez o expoente máximo da criação da DragonTT. Motos com design único, agressivo e futurista, comercializados em edições limitadas. Também estas edições limitadas podem ser personalizadas ao gosto de cada proprietário não só na estética como também na cor, acessórios, suspensões, travões, jantes, potência do motor, ciclística e até na própria geometria da moto.

O serviço de pós-venda não foi esquecido e a DragonTT conta com um serviço que considera exclusivo, com peças de substituição para cada modelo em stock certificadas para manter a exclusividade das séries limitadas.

Preparações/transformações

Outra das hipóteses que a DragonTT dá aos seus clientes é a possibilidade de transformarem determinados modelos de acordo com o design pré-idealizado pela equipa e que podem depois ser replicados em diversos modelos, sempre com edições muito limitadas para não os banalizar e fazer com que cada proprietário se sinta exclusivo.

Além disso e como já foi referido, há ainda a possibilidade dos clientes optarem pelos modelos únicos e exclusivos de acordo com o gosto pessoal e com a garantia de ficarem com um exemplar único daquela criação.

História da DragonTT

No final do ano de 1998, Emiliano López-Cano (Sócio Fundador da DragonTT) foi vítima de um acidente com a sua moto, que deu origem a que ficasse sem ela. A frustração de não ter moto em conjunto com a sua criatividade, levou-o a fazer alguns esboços da sua moto de sonho. Um dia, rodeado por bons amigos, partilhou os esboços que havia feito. Todos ficaram fãs dos projectos e deram-lhe a força necessária para realizar o seu sonho, apoiando-o financeiramente para colocar em prática o seu projecto pessoal.  Passo seguinte, arranjar uma pequena garagem.

A partir daí, com a ajuda dos amigos e com muita determinação, começava a história da DragonTT. No final de uns meses de trabalho, nasce o primeiro modelo, que foi apresentado na concentração invernal dos Pinguinos em 2000. Esta aparição pública deu a conhecer à imprensa um estilo de trabalho avançado para o seu tempo. A crítica na imprensa foi tão boa que abriu outras portas a Emiliano, como a oportunidade de integrar uma estrutura do mundial do motociclismo, onde adquiriu conhecimentos e experiência fundamental para aplicar nos modelos DragonTT que desenvolveu a seguir.

Na actualidade, a DragonTT é uma empresa com cada vez mais reconhecimento internacional. Na actualidade, a DragonTT é composta por uma equipa de profissionais altamente qualificados, apaixonados pelas motos e com um ponto em comum: tornar realidade os sonhos dos clientes!

Para mais informações ou conhecer toda a oferta da DragonTT, podem visitar o site www.dragontt.com.