Resistência: 8 Horas de Suzuka canceladas

Com as restrições aos viajantes a manterem-se por tempo indeterminado no Japão, a FIM e o promotor Eurosport Events decidiram cancelar as 8 Horas de Suzuka.

Honda e as motos de Suzuka

Tendo em conta que o Japão decidiu não levantar ainda as restrições à chegada de voos internacionais, as 8 Horas de Suzuka foram canceladas.

O mítico evento, a mais importante corrida de velocidade para os construtores japoneses, é assim cancelado pela primeira vez na sua história, que remonta a 1978.

Devido à pandemia, as 8 Horas de Suzuka já tinham sido adiadas de Julho para Novembro; agora, com o prolongamento das restrições no Japão, não havia outra solução senão adiar. Uma vez que os pilotos estrangeiros ficavam impossibilitados de chegar ao circuito japonês, a FIM e a Eurosport Events tiveram que tomar essa decisão.

Explica Kaoru Tanaka, Presidente Diretor Representante da Mobilityland Corporation: «Estávamos preparados para realizar as 8 Horas de Suzuka a 1 de Novembro, a par de todos os fãs e toda a gente envolvida neste evento; mas, com angústia, não temos alternativa senão tomar a decisão de cancelar, considerando a contínua disseminação da pandemia do coronavírus no Japão e noutros países, e o facto de que não há perspectiva de desregulamentação das restrições de imigração para visitantes estrangeiros nesta altura no Japão».

Assim, a temporada de 2019/2020 do Mundial de Resistência ficará reduzida a quatro rodas. Depois do Bol d’Or e das 8 Horas de Sepang, o campeonato vai prosseguir com as 24 Horas de Le Mans a 29 e 30 de Agosto e terminará com o Bol d’Or – que deveria ser a ronda de abertura da próxima temporada – a 19 e 20 de Setembro.

O GP do Japão, inicialmente agendado para 18 de Outubro, já tinha sido cancelado no início de Junho.