Desenvolvida a partir do zero em somente seis meses durante a primavera e o verão, a Royal Enfield Concept KX foi buscar a sua inspiração ao modelo KX original, de finais da década de 1930, uma poderosa máquina de válvulas laterais de 1140 cc, que era descrita no material publicitário da época como “a última palavra no motociclismo de luxo”. A equipa que trabalhou na Royal Enfield Concept KX viu na moto original um ponto de partida ideal para uma máquina conceptual que poderia refletir a popularidade das motos “retro modernas”, com um design de vanguarda e materiais requintados como o cobre, o bronze e o couro.
Trabalhando em conjunto, na Índia e no Centro Tecnológico no Reino Unido, a equipa deu início à Royal Enfield Concept KX em Abril com o desenho do motor V-Twim, como base em redor da qual se desenvolveria a moto. Os projectistas trocaram ideias e esboços, enquanto observavam de perto uma KX original de 1937 no estúdio. A partir de uma grande seleção de projectos, escolheram duas interpretações das quais foram produzidas modelos de argila em tamanho real: uma com um aspecto “neoclássico” e outra mais futurista. A Royal Enfield Concept KX finalizada surgiu como uma brilhante combinação das duas, com características tais como o desenho da forquilha, reformulada como uma configuração de “lâminas” de alta tecnologia, e a clássica cobertura do farol pré 2ª guerra revivida de forma imaginativa e moderna.
As luzes dianteira e traseira também incorporam uma versão estilizada do antigo ‘E’ Redditch no logótipo da Enfield, enquanto replicam o “espaço negativo” que se via nas motos de antes da guerra, que não estavam repletas de grandes baterias, componentes eletrónicos ou cablagens complexas. Para além disto, a configuração do quadro e da caixa de ar acrescentam corpo à moto, que exibe um assento em consola. O aspeto “limpo” é incrementado ainda mais por um sistema elétrico compacto e uma decoração com pintura verde e negra de aspeto clássico, complementada com detalhes de cor cobre pintados à mão, acabamentos em negro e bronze para o motor e sistema de escape e o uso de couro cor de nogueira para os punhos e assento.
Falando sobre a apresentação do novo modelo Royal Enfield Concept KX, Mark Wells, Diretor Global de Estratégia de Produto e Desenho Industrial, considerou que “o modelo KX de 1938 é a moto ideal para reinterpretar a nossa história de uma perspetiva fresca e criativa, graças à nossa capacidade de design e desenvolvimento. A Concept KX 2019 é uma combinação perfeita de tecnologia inovadora e manufactura tradicional. Isto é, num certo sentido, um ‘voo de fantasia’ para os designers de motos e permitiu a esta equipa incorporar as suas capacidades de desenho criativo e fazer uma experimentação com a linguagem do design.”