O estilo puro e descontraído de uma moto do tipo roadster continua a ser um atrativo para muitos motociclistas. E a pensar neles a Royal Enfield acaba de revelar todos os detalhes e imagens oficiais da novíssima Guerrilla 450. Esta novidade da marca indiana já pode ser adquirida nos concessionários portugueses, sendo que estará disponível em três versões de que lhe falamos mais à frente e respetivos preços.
De acordo com a Royal Enfield, a Guerrilla 450 é “Uma mota que pretende mostrar ao mundo o que, de facto, deve ser uma roadster – cinética, intuitiva e ansiosas por brincar ao longo de toda a sua gama de potências”.
A roadster Guerrilla 450 foi concebida para todo o tipo de asfalto.
Com o motor Sherpa 452 cc com personalidade e afinado para um entusiasmante desempenho roadster, um quadro de dupla trave em aço tubular, uma posição de condução dinâmica que permite uma postura direita com uma ligeira inclinação desportiva, esta proposta que chega ao mercado em pleno verão de 2024 recorda verdadeiramente as bases do que é uma roadster.
A sua ergonomia dinâmica e desempenho alegre foram concebidos para oferecer uma versatilidade sem paralelo e uma capacidade de resposta que se deverá traduzir numa condução agradável.
Quer seja encolhido, inclinado para a frente, a acelerar a ‘fundo’ por estradas serpenteantes ou a enfrentar as intrincadas ruas da cidade e os emaranhados do trânsito, um calmo passeio numa manhã de domingo ou uma longa viagem de fim de semana, a Guerrilla está ansiosa e é capaz de tudo.
Desta forma poderemos contar com uma enorme polivalência e um comportamento dinâmico ajustado nas mais diversas situações de condução.
A Guerrilla 450 é alimentada pelo motor Sherpa monocilíndrico arrefecido a líquido de 452 cc, e foi concebida para um desempenho ansioso e vigoroso de roadster. Esta unidade motriz teve a sua estreia na trail Himalayan 450, e tem vindo a ser bastante elogiado pela sua performance.
Equipado com uma configuração DOHC de 4 válvulas, oferece à Guerrilla 450 uma potência de 40 cv às 8.000 rpm e 40 Nm de pico de binário às 5.500 rpm. O destaque nestes números vai para o facto de que mais de 85% do seu binário está disponível a partir das 3.000 rpm.
O seu sistema de arrefecimento por líquido inclui uma bomba de água integrada, radiador de passagem dupla, e bypass interno, garantindo um controlo de temperatura ótimo para um desempenho máximo em quaisquer condições, mesmo nas mais extremas.
A caixa de 6 velocidades com embraiagem assistida e adiciona ainda a função deslizante, o que aumenta o conforto nas viagens a alta velocidade e acrescenta uma camada extra de segurança que faz da Guerrilla 450 um verdadeiro testemunho do espírito de excelência de engenharia da Royal Enfield.
Destaque no motor para a possibilidade de podermos ajustar o seu caráter. Através do denominado sistema Engine Management System (EMS) e tecnologia ride-by-wire. Este sistema inclui os modos de condução Performance e Eco, com o condutor a poder alterar a resposta do acelerador para se adequar ao seu estado de espírito e condições de condução.
A ergonomia da Guerrilla 450 foi concebida para trabalhar em harmonia com diferentes estilos de condução, permitindo aos condutores que enfrentem tudo, de deslumbrantes estradas abertas e velozes a apertados ziguezagues técnicos.
A geometria da posição de condução foi parametrizada para que a postura se mantenha direita graças ao assento baixo e aos poisa-pés em posição intermédia. Com um chassis dinâmico, esta moto indiana foi concebida para agilidade e a condução rápida, oferecendo uma condução estável, mas leve e uma manobrabilidade fácil.
A forquilha dianteira telescópica conta com bainhas de 43 mm e o monoamortecedor na traseira apresenta afinações que visam aumentar a confiança do condutor sem sacrificar o conforto.
Aliado a pneus tubeless de 17 polegadas à frente e atrás e uma distância entre eixos de 1440 mm, a mota promete uma estabilidade e controlo acima da média, garantindo uma condução estável, mas ágil. A dinâmica de condução envolvente e a capacidade de resposta torna a Guerrilla 450 ideal para as viagens na cidade e para passeios por estradas serpenteantes, alcançando o equilíbrio entre o seu caráter prático e o seu desempenho.
Apresenta um assento inclinado, um depósito de combustível de 11 litros de capacidade, faróis com tecnologia de iluminação em LED, indicadores de direção com luz traseira integrada e um silenciador em posição ascendente.
Sem recursos vistosos ou plásticos inúteis, a Guerrilla apresenta-se com um porte atlético com ângulos e arestas bem definidas. Despida de distrações e concebida com objetivo e autenticidade, esta é a forma idealizada pela Royal Enfield para uma roadster moderna.
Conforme referimos inicialmente, em Portugal a Guerrilla 450 será lançada em 3 versões: Analogue, Dash e Flash, com cinco opções. A Analogue terá a Smoke Silver, PVPR 5.247 €. Esta versão não terá um painel de instrumentos TFT. A Playa Black na Dash juntamente com a Gold Dip; ambas com ecrãs TFT, PVPR 5.387 €. Na versão Flash, a Yellow Ribbon e a Brava Blue surgem com especificações de topo, PVPR 5.447 €.
As entregas das primeiras unidades começam já em agosto.
Refira-se ainda que as variantes de topo e intermédias da Guerrilla estão equipadas com o novo Tripper Dash, um painel de 4 polegadas que oferece uma interface do utilizador simples e intuitiva.
O Tripper Dash, suportado pela aplicação da Royal Enfield, tem agora funcionalidades melhoradas como gravação de rotas que podem ser exportadas em formato GPX, permitindo ao proprietário desta moto partilhar a sua experiência de condução com outros motociclistas.
O ficheiro GPX pode ser importado a partir de qualquer dispositivo para reviver e recriar a sua experiência com a sua Royal Enfield. Para além da navegação, a interface oferece controlo musical, previsões meteorológicas e informação abrangente sobre o veículo.
Para mais informações sobre a Royal Enfield Guerrilla 450 pode clicar aqui e descobrir também qual é o concessionário da marca indiana mais perto de si.
Galeria de fotos Royal Enfield Guerrilla 450
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