A Himalayan pode ser uma proposta aventureira que alguns motociclistas “olham de esguelha” por não apresentar especificações exóticas como outras propostas. Nascida em 2016, é na sua mais recente evolução, já de acordo com as normas Euro5 e apresentada em 2021, que a moto indiana se mostra bastante competente e preparada para enfrentar as mais longas aventuras nos locais mais inóspitos como os Himalaias. É a partir desta base que nasce a Royal Enfield Scram 411.
Esta nova proposta que em breve chega aos concessionários portugueses da Royal Enfield, apresenta características que a tornam numa proposta que faz a ponte entre diferentes tipos de motos. A nova Royal Enfield Scram 411 conta com características de uma moto urbana, uma trail, uma scrambler e até de uma naked. Tudo isto se conjuga para criar uma crossover urbana.
Esta novidade expande a gama de modelos “aventura” da marca indiana que assim reforça também a sua presença forte no segmento de média cilindrada.
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O quadro tubular em aço é desenhado pelos especialistas da Harris Performance em Inglaterra. É exatamente a mesma estrutura que encontramos na Himalayan. Até mesmo detalhes como a proteção metálica inferior são transplantados da trail. Mas nem tudo na ciclística é igual.
Por exemplo, as suspensões disponibilizam menor curso. No caso da Royal Enfield Scram 411 estamos a falar de um curso dianteiro de 190 mm proveniente da forquilha telescópica com bainhas de 41 mm, um pouco menos do que os 200 mm da Himalayan. Já na traseira o monoamortecedor mantém os 180 mm de curso.
Para garantir que o condutor desta crossover urbana com detalhes de scambler desfruta de uma boa condução nos pisos de terra e também no asfalto, a Royal Enfield opta por equipar a Scram 411 com um conjunto de jantes de raios que, no caso do eixo dianteiro, se destaca por ser de 19 polegadas em vez das 21 polegadas da Himalayan.
Cobertas por pneus de rasto misto e ligeiramente cardado, estas rodas garantem que a Scram 411 mantém um bom desempenho seja qual for o cenário, sem reduzir as suas capacidades dinâmicas e agilidade.
Vídeo de apresentação da Scram 411
De facto, a redução da jante dianteira permitirá otimizar o “feeling” da direção nos percursos de asfalto, mas sem que as 19 polegadas sejam um impedimento para ultrapassar os trilhos mais complicados fora de estrada.
Na travagem a Royal Enfield Scram 411 apresenta um par de discos – 300 mm à frente e 240 mm atrás – e um sistema de ABS de dois canais. Ao contrário do que sucede na Himalayan, em que podemos desconectar o ABS na roda traseira, no caso da Scram 411 essa opção não existe.
Claro que o “coração” de uma moto é tão importante como os restantes componentes. E no caso da Scram 411 a marca indiana mantém a aposta no venerado monocilíndrico de 411 cc, refrigerado por ar / óleo, com uma única árvore de cames. Esta unidade motriz capaz de debitar pouco mais de 24 cv de potência e um binário máximo de 32 Nm, brilha pelo seu funcionamento suave e entrega de potência linear.
Faz da polivalência a sua grande mais-valia. E por outro lado, é fiável, de mecânica relativamente simples, o que permite que o condutor da Royal Enfield Scram 411 consiga explorar todos os caminhos sabendo que os poucos problemas mecânicos que possam ocorrer durante as longas aventuras são mais facilmente solucionados.
A posição de condução foi redesenhada graças à introdução de um assento desenhado para maior conforto durante viagens longas. De peça única, reflete o estilo urbano da Scram 411, e oferece, de acordo com a marca, maior conforto para o motociclista e o passageiro, tanto nos percursos urbanos, como nas estradas mais agrestes e viagens mais longas.
A Royal Enfield Scram 411 conta com um painel de instrumentos que mistura elementos digitais e analógicos, para permitir um acesso fácil à informação essencial no ecrã digital. O velocímetro destacado mantém o estilo da Scram de acordo com os parâmetros dos modelos retro tipo scrambler, e facilita a visibilidade com a visão periférica devido à sua posição ligeiramente elevada.
O painel de instrumentos está igualmente equipado com conta-rotações, totalizador de quilometragem parcial, relógio, indicador de nível de combustível com avisador de reserva e alerta de manutenção.
Uma boa notícia para os amantes das viagens de aventura é que o sistema de navegação Royal Enfield Tripper é disponibilizado de série em todas as variantes da Scram 411.
Com chegada prevista para os mercados europeus no próximo mês de maio, a nova Royal Enfield Scram 411 estará disponível em duas variantes, que se diferenciam pelas suas opções de cor.
No caso da variante base, a Scram 411 pode ser adquirida nas cores Graphite Yellow, Graphite Red ou Graphite Blue. Todas têm o depósito de combustível na cor Gun Grey, e apresentam logótipos e faixas na respetiva cor nas jantes. O PVP desta versão base é de 5.249€.
No caso da variante especial, a Scram 411 está disponível nas opções de cor White Flame ou Silver Spirit. Neste caso com grafismos específicos. O PVP desta versão especial é de 5.449€.
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