Royal Enfield Shotgun 650 – O espírito da customização

A Royal Enfield Shotgun 650 é a mais recente proposta da marca indiana a pensar nos motociclistas que gostam de customizar as suas motos.

shotgun 650

Após a apresentação de uma edição limitada denominada Motoverse no início de dezembro passado, a Royal Enfield volta a ser destaque neste mês de janeiro de 2024, e novamente devido à sua mais recente proposta dedicada ao mundo da customização. Finalmente, e após uma espera que já era longa, a marca indiana revelou todos os detalhes e preço da nova Shotgun 650.

Construída com base na já globalmente conhecida plataforma bicilíndrica 650 Twin, a Shotgun 650 foi concebida para funcionar como um tributo à cultura de customização. Um novo conceito de design para a Royal Enfield, refletindo aquilo que a marca liderada pelo CEO, B Govindarajan, acredita ser a visão de um futuro entusiasmante.

Com a conceção retro-futurista, a Shotgun 650 presta homenagem à respetiva precursora, a SG650 Concept – exibida na EICMA 2021- e celebra a criatividade e a customização para milhares de motociclistas em todo o mundo.

shotgun 650Reagindo ao lançamento mundial desta proposta com espírito da customização, B Govindarajan, CEO da Royal Enfield, afirma que “A Shotgun 650 é uma moto única no nosso portfólio, mas no seu âmago partilha o mesmo ADN de Puro Motociclismo da Royal Enfield. O motor bicilíndrico paralelo de 648 cc desta máquina é uma plataforma versátil e plena de carácter, que é capaz de se adaptar a qualquer tipo e formato de condução. Na nova Shotgun 650, este motor alimenta uma moto divertida e cativante, com potência para utilização no mundo real, regimes intermédios fortes e com binário amplo em todos os regimes de rotação. Tivemos imenso prazer em criar e conduzir a Shotgun 650, e estamos muito satisfeitos por apresentarmos isto ao mundo dos expressionistas das motos”.

No verdadeiro espírito da customização, a nova Royal Enfield Shotgun 650 é uma moto que é definida pelo seu proprietário.

O novo chassis é uma tela em branco, desafiando a categorização do motociclismo e absorvendo a personalidade do respetivo condutor. O design modular permite alternar, com facilidade, entre três configurações – desde a monolugar até ao modelo de assento duplo, passando pela turística, capaz de transportar bagagem.

Com o rodar de uma chave, o assento do passageiro pode ser removido, proporcionando a derradeira flexibilidade.

shotgun 650Para os que procuram uma moto agressiva e cativante, ou para aqueles que procuram uma experiência mais comedida, a Shotgun 650 será uma opção a ter em conta. A posição de condução deixa o condutor perfeitamente direito e dominador sobre o conjunto, maximizando a confiança em andamento, para uma experiência dinâmica divertida e fácil.

É uma moto que se adapta ao estado de espírito do condutor e ao respetivo estilo de condução.

E agora que estamos a assistir à chegada aos concessionários de todo o mundo desta novidade 2024, e falando um pouco sobre o trajeto percorrido em termos de conceção e desenvolvimento da Shotgun 650, Mark Wells, Responsável de Design da marca indiana, conta-nos que “A história da Royal Enfield é uma narrativa de customização. Os nossos clientes têm adquirido as nossas motos e personalizaram-nas desde há décadas. Procurando a inspiração nessa cultura criativa bem rica, demos carta branca aos nossos designers para criarem ideias alinhadas com o mesmo espírito de liberdade imaginativa. A conceção resultante é tanto nova e respeitadora do nosso legado como é uma visão futura do que poderá ser uma Royal Enfield customizada nos anos vindouros”.

shotgun 650Com a plataforma bicilíndrica 650 Twin como elemento central, a Shotgun 650 está recheada com um duplo propósito de divertimento.

Foi ergonomicamente otimizada, com o posicionamento dos poisa-pés na zona intermédia, uma altura reduzida de 795 mm do assento em relação ao solo, e uma posição do guiador pensada para dar ao condutor uma sensação dominadora e controlo, enquanto o assento monolugar apresenta-se, simultaneamente, como um elemento revivalista e moderno.

A suspensão dianteira da Shotgun 650, de marca Showa, é uma forquilha invertida Big Piston de 43 mm e funções independentes entre bainhas, contando na traseira com dois amortecedores com pré-carga regulável em 5 níveis.

A distância entre eixos de 1465 mm e um centro de gravidade baixo, conjugam-se, de acordo com a Royal Enfield, para tornar igualmente divertida a condução da nova Shotgun 650 no trânsito, nas autoestradas e nas estradas sinuosas, sem comprometer o conforto.

Os pneus largos estão montados em jantes de 18” na dianteira e de 17” na traseira, combinando com travões de disco de 320 mm e de 300 mm, que deverão permitir usufruir de uma condução estável, mantendo o condutor envolvido e em controlo em todas as velocidades.

shotgun 650A Royal Enfield Shotgun 650 mistura a conceção retro-futurista com características modernas.

Exemplo disso é o seu farol dianteiro LED montado num customizado alojamento que se mantém fiel à estética de fusão neo-retro enquanto oferece iluminação melhorada. A moto tem um painel de instrumentos digital e analógico, que vem equipado com o sistema de navegação Tripper (GPS) e que é concebido para transmitir toda a informação necessária quando viaja.

A Shotgun 650 também está equipada com uma tomada USB de carregamento, para manter os seus dispositivos móveis carregados em andamento.

Prosseguindo o conceito de configuração à medida e personalização, foi concebida toda uma gama especifica e diversificada de 31 acessórios genuínos para a Shotgun 650. Estes acessórios oficiais salientam ainda mais a estética personalizada deste modelo, e estão disponíveis, entre outros, espelhos retrovisores nas extremidades do guiador, um assento individual personalizado e jantes em metal maciço com facetados contrastantes.

A Royal Enfield Shotgun 650 estará disponível em quatro esquemas de cor exclusivos: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheetmetal Grey.

Quanto a preços em Portugal, a marca também já confirmou os valores:

– Base (Sheetmetal Grey): 7.387€

– Mid (Plasma Blue / Green Drill): 7.487€

– Premium (Stencil White): 7.587€

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!