A grande novidade da Royal Enfield para 2023 acaba de ser confirmada como estando perto de ficar disponível nos concessionários em Portugal. De acordo com o importador da marca no nosso país, a Motorien, a nova Super Meteor 650 está confirmada como modelo que integra a gama da marca em solo luso e as primeiras unidades estão previstas para serem entregues aos clientes a partir de fevereiro.
Na verdade, a presença da marca indiana no segmento cruiser já vem de há muitos anos.
A partir de meados dos anos 50, reforçou a aposta no segmento cruiser ao produzir as versões de exportação para os EUA da Redditch Super Meteor original. Depois, introduziu as cruisers na Índia com a Lightning 535, uma moto de cidade, que era a maior moto nas estradas da Índia e uma sucessora das Thunderbirds 350 e 500 cc, que atraiu muitos e leais seguidores.
Em 2020 voltaram a apostar neste tipo de motos com o lançamento da Meteor 350 na nova plataforma da série J. A Meteor 350 subiu a fasquia com novos padrões de requinte, qualidade e, acima de tudo, permitindo a um conjunto mais vasto de motociclistas de aproveitarem as características de condução de uma moto fácil e pura, ao melhor estilo cruiser.
Três anos depois da 350, chega a vez de disponibilizar no mercado a 650 cc.
Criada no Centro Tecnológico da Royal Enfield no Reino Unido, aproveitando a parceria com os especialistas da Harris Performance, a Super Meteor 650 apresenta um quadro e braço oscilante que são completamente novos, concebidos para cumprir com os requisitos de uma moto com baixo centro de gravidade, maximizando a estabilidade a alta velocidade e elevada manobrabilidade.
Fabricado em aço forjado com microfusões, prensagens e extrusões otimizadas, o quadro incorpora um novo ponto de fixação e encaixe na cabeça do cilindro.
O objetivo desta modificação estrutural foi de conferir mais rigidez a uma cruiser que se pretende que seja divertida de conduzir numa estrada de curvas, não apenas nas longas retas.
A nova Royal Enfield Super Meteor 650 continua a aposta da marca indiana no segmento cruiser, depois da bem-recebida Meteor 350. Desta feita, o motor é o bicilíndrico de 648 cc que tem sido utilizado na gama Twins, as Interceptor 650 e Continental GT 650, um motor conhecido pela sua generosa performance a baixos e médios regimes, que se caracteriza pela suavidade e facilidade com que se deixa explorar, mesmo por motociclistas menos experientes.
Outro destaque na nova Super Meteor 650 é a utilização das forquilhas invertidas, com um curso de 120 mm, às quais se adicionam os amortecedores traseiros premium com pré-carga regulável em 5 posições e curso de 101 mm.
Estas suspensões foram afinadas de fábrica para complementam na perfeição as características do novo quadro, garantindo que a Super Meteor é estável e entusiasmante nas autoestradas, destacando-se pela sua precisão nas curvas, sem, de acordo com a Royal Enfield, apresentar uma direção pesada.
Acessível e prática, a Super Meteor 650 tem a silhueta de uma cruiser puro-sangue, apresentando-se com uma postura baixa e um assento largo, proporcionando uma altura confortável ao solo.
A posição de condução é um dos principais diferenciadores de qualquer cruiser, e a Super Meteor consegue uma posição considerada perfeita pela Royal Enfield, com comandos dos pés adiantados e um guiador largo. Estes elementos essenciais de design numa cruiser juntam-se para que o motociclista se sinta parte da moto.
Por outro lado, o depósito de combustível de grande volume dá mais autonomia em estrada e os pneus tubeless e largos em jantes de liga leve de 16″ atrás e 19″ à frente proporcionam confiança e tranquilidade a ritmos de autoestrada.
Aos comandos da nova Super Meteor 650 o condutor será recebido por um painel de instrumentos que combina a elegância intemporal de um velocímetro analógico com as funcionalidades proporcionadas por um pequeno ecrã LCD, que permite a consulta de aspetos essenciais como rotações, indicador de mudanças e de combustível, relógio e conta-quilómetros parcial.
As manetes de embraiagem e travão ajustáveis garantem uma utilização suave com um toque de requinte retro, e os punhos com perfil de barril com design ergonómico integram o logótipo da Royal Enfield.
Os novos comutadores nos punhos são fabricados em alumínio galvanizado e têm interruptores rotativos exclusivos para este modelo.
E apesar de ser uma proposta de estilo clássico, a Royal Enfield faz questão de incluir alguns elementos mais tecnológicos e evoluídos. Nesse sentido, o condutor da Super Meteor 650 dispõe do sistema de navegação TBT (indicações detalhadas) da Royal Enfield, conhecido como o Royal Enfield Tripper.
Estreado na Meteor 350, esta ferramenta altamente especializada, desenvolvida em colaboração com a Google, emparelha com o smartphone do motociclista através de Bluetooth, e a partir desse momento o painel do Tripper indica, curva a curva, qual o caminho que devemos seguir rumo ao destino desejado.
Está ainda disponível uma discreta porta USB por baixo painel de instrumentos do lado esquerdo, o que permite carregar diversos aparelhos ou até o smartphone do condutor.
Outra característica que chama a atenção nesta cruiser é o seu farol LED, uma estreia para a Royal Enfield, que foi cuidadosamente desenhado para proporcionar um estilo clássico mas com todas as vantagens da tecnologia LED.
A Super Meteor 650 está disponível em cinco cores: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. A Super Meteor 650 Tourer, que vem equipada com um para-brisas touring, assento touring, e encosto no assento traseiro, está disponível em dois acabamentos de dois tons distintos: Celestial Red e Celestial Blue.
Quanto a preços, a Royal Enfield anuncia que em Portugal a Super Meteor 650 terá um PVP de 7.847€ para as cores Astral, 8.047€ para as cores Interstellar, ou ainda 8.347€ para as duas cores Celestial disponíveis na variante Tourer.
Refira-se ainda que a Motorien garante ainda que esta novidade tem 3 anos de garantia de fábrica, mas também conta com 3 anos de assistência em viagem.
Para mais informações sobre esta e outras propostas da Royal Enfield só tem de clicar aqui.
Fique atento a www.motojornal.pt para conhecer todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!