Rui Gonçalves, piloto da Sherco, foi o mais forte este fim-de semana no Enduro Sprint e deixou Diogo Ventura (Beta) em segundo e Luís Oliveira (KTM) na terceira posição. O Parque de Desportos Motorizados encheu para a segunda prova do campeonato de Enduro Sprint em Portugal. Ao longo de dois dias de competição, houve mais de duas centenas de pilotos a correr.
Com um fim-de-semana marcado pela subida das temperaturas, os mais de 200 concorrentes que se inscreveram na segunda edição do Enduro Sprint de Castelo Branco competiram no percurso desenhado pela Escuderia Castelo Branco que transformou o Parque de Desportos Motorizados da capital da Beira Beixa no epicentro da modalidade em Portugal durante dois dias.
Na principal categoria, a dos elites, Rui Gonçalves foi que mais brilhou sob o sol de verão que se fez sentir em Castelo Branco. O piloto da Sherco protagonizou um intenso duelo com Digo Ventura que até começou melhor do que o vencedor. A vantagem ganha nas duas primeiras mangas deixaram-no confiante mas, com 11 mangas no total, nada estava garantido. Gonçalves aumentou o ritmo e recuperou a diferença que tinha para Ventura. No final do dia, os dois terminaram separados por 27 segundos, com vantagem para o homem da Sherco. Luís Oliveira, que fechou em terceiro, foi o que melhor começou dos três. Mas, no final, acabou a 47 segundos do primeiro classificado.
Nas restantes categorias, Francisco Salgado triunfou entre os Verdes 1, enquanto Diogo Parente foi o melhor dos Verdes 2.
Joana Gonçalves foi a mais forte das Senhoras. A actual Campeã Nacional nesta disciplina, apresentou em Castelo Branco aos comandos da sua Husqvarna FE250 Factory e desde muito cedo imprimiu o seu ritmo. A piloto transmontana venceu a classe Senhoras com mais de dois minutos e meio para a segunda classificada, demonstrando o seu atual momento de forma. Com duas vitórias em duas jornadas disputadas, a piloto Husqvarna isola-se na classificação geral.
No pódio, Joana Gonçalves comentou: “Foi um fim de semana muito produtivo , pois consegui impor um ritmo bom desde início e consegui logo uma vantagem grande desde a primeira volta. Senti-me muito bem com a mota e conquistei bons indicadores para as próximas provas”.
Entre os Veteranos, Manuel Moura impôs-se e na categoria mais participada, a Hobby, Francisco Pardal foi o vencedor e João Rato ganhou na Promoção. Por fim, Fernando Sousa foi o primeiro dos Super Veteranos.
No primeiro dia, a competição teve como destaque os mais novos, as senhoras da Promoção e os pilotos com motos clássicas. Entre os infantis, Guilherme Alves ganhou. Afonso Fonseca foi o melhor dos Juvenis e Fábio Costa ganhou entre os Júniores. Entre as Senhoras da Promoção o triunfo foi de Francisca Henriques. Nas clássicas, Marco Lopes ganhou a categoria 4, Miguel Cação foi o melhor na Categoria 3 e Vítor Barbosa evidenciou-se na categoria 2.
“O II Enduro Sprint marcou o regresso da Escuderia Castelo Branco à organização de provas depois de novo confinamento e é com muito orgulho que terminamos este fim-de-semana. Tivemos muitos e excelentes participantes, grandes momentos de enduro e a meteorologia contribuiu para que tudo corresse bem. No final, o balanço que fazemos é extremamente positivo”, afirmou o director de prova, Sérgio Sequeira.
Concluído o II Enduro Sprint, a Escuderia Castelo Branco vai ultimar os preparativos de nova prova competitiva, desta feita o Rali de Castelo Branco, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, que se realiza de 11 a 13 de junho.