Antes de respondermos a estas e outras questões sobre as funções do óleo de motor da sua moto, convém dar algum contexto sobre o tema. A primeira noção que o caro leitor deverá ter em conta é que um motor deve ter sempre a quantidade ideal de lubrificação.
A camada superficial de lubrificante reduz a fricção mecânica dos componentes internos do motor que se movimentam, e assim previne que o metal raspe diretamente em metal.
Sem óleo, o motor da sua moto sofrerá rapidamente danos graves ou catastróficos!
O óleo de motor correto garante a lubrificação correta em qualquer condição de utilização da moto, e qualquer nível de carga que exigimos ao motor. Deverá ter a viscosidade mais reduzida quando a temperatura é extremamente baixa para facilitar o arranque do motor e para conseguir chegar a todos os pontos de lubrificação o mais rápido possível.
Em sentido contrário, caso a temperatura seja elevada, o óleo deverá ser resistente o suficiente para que a camada superficial de lubrificante no metal não se desfaça ou desapareça, pois, como já referimos, sem essa lubrificação o motor sofrerá danos graves.
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Porque é que deve trocar frequentemente o óleo de motor da sua moto?
Quando compra uma moto, o fabricante da mesma irá indicar no manual de instruções / manutenção, qual a distância que poderá percorrer com a moto antes de ter de efetuar a troca do óleo de motor. Verifique e confirme sempre esta informação! E em caso de dúvida, contacte o concessionário da marca a que habitualmente recorre para as operações de manutenção periódica, ou o seu mecânico.
A troca do óleo garante que o motor e transmissão têm uma vida útil prolongada.
Com o passar do tempo, e dependendo de muitos fatores como o tipo de utilização da moto, temperaturas de utilização, entre outros, o óleo ficará contaminado e perderá parte da sua eficácia.
As funções e mais-valias de utilizar o óleo correto
Lubrificação – A função mais importante do óleo é lubrificação dos componentes mecânicos. Tem como objetivo reduzir a fricção entre as partes móveis, e assim reduzirá o desgaste ao nível mínimo. A formação de uma camada fina de proteção é essencial para garantir que não existe contacto direto a “seco” de metal com metal.
Refrigeração – O óleo contribui para o arrefecimento dos componentes internos do motor. Garante maior dissipação de calor, e dessa forma ajudará a prevenir o sobreaquecimento.
Limpeza – O óleo tem também a função de limpar o motor. Resíduos da combustão, partículas metálicas resultantes da abrasão dos componentes metálicos no interior do motor, e todo o tipo de elementos que se depositam no óleo são depois transportados até ao filtro de óleo, garantindo assim que o motor se mantém limpo.
Selar – O óleo de motor ajuda a selar os segmentos dos êmbolos da câmara de combustão. Desta forma evitará a entrada de elementos contaminantes no motor.
Porque é importante utilizar o óleo adequado?
Cada motor é diferente. Um motor de uma superdesportiva de mais de 200 cv, concebido para atingir rotações elevadas rapidamente, exigirá dos seus componentes mecânicos um esforço muito superior ao motor de uma scooter 125 cc pensada para circular a baixa velocidade em meios urbanos.
Quando utiliza o óleo incorreto com a viscosidade incorreta, será impossível garantir que existe a pressão de óleo ideal, e isso levará a danos mecânicos no motor.
Adicionalmente, a utilização de um tipo de óleo incorreto, poderá levar à recusa de garantias por parte do fabricante da moto, aumento do risco de falha mecânica, uma vida útil reduzida do motor, entre outras coisas.
Pode o óleo ajudar a poupar dinheiro?
Que tipo de óleo deve utilizar quando trocar o óleo de motor da sua moto? Existem, felizmente, diversos fabricantes especialistas em lubrificantes e que disponibilizam os mais variados tipos de óleos, uns mais caros, outros mais baratos. Naturalmente você vai querer gastar a menor quantidade possível de euros, o que significa comprar óleo de motor mais barato.
Mas esta escolha, aparentemente inofensiva, poderá mais tarde levar a danos no motor e custos mais elevados na reparação dos componentes. A razão para isto acontecer é simples: os óleos de motor mais baratos, por hábito, não garantem todas as especificações que o fabricante da sua moto exige.
Um óleo mais barato tem tendência a desgastar-se mais rapidamente, e terá de ser trocado mais frequentemente. Os óleos de motor mais dispendiosos têm, por hábito, especificações que superam os requisitos definidos pelos fabricantes de motos. Não só vai sentir o motor da sua moto a funcionar de uma forma mais “saudável”, como vai perceber que consegue percorrer mais quilómetros entre operações de manutenção para troca de óleo e respetivo filtro. Efetivamente, podemos ver esta opção por óleo mais dispendioso como uma forma de poupar dinheiro.