Sam Sunderland surpreende e anuncia fim da carreira!

O britânico venceu dois Mundiais e dois Rali Dakar. Sam Sunderland anuncia, de forma surpreendente, o fim da sua carreira como piloto.

Estamos no fim de julho, mas o dia 31 do sétimo mês de 2024 assinala também o fim da carreira de um dos grandes pilotos do todo-o-terreno e, mais especificamente, um dos grandes nomes que fizeram história no Rali Dakar. O britânico Sam Sunderland anunciou hoje o fim da sua carreira como piloto!

“É com uma grande gratidão, humildade, e um pouco de tristeza, mas sem arrependimento, que anuncio a minha retirada da competição de motos depois de ter uma carreira que, um dia, foi o meu sonho”, começou por referir Sam Sunderland no seu comunicado de despedida.

“Desde vencer dois Mundiais até às duas vitórias no Rali Dakar, foi uma carreira incrível. Gostaria de agradecer a toda a gente que fez parte deste capítulo e estou ansioso para continuar próximo da equipa e fazer a minha parte apoiando os seus esforços competitivos no futuro”.

Apesar de ser uma decisão que não deixa de ser surpreendente, até tendo em conta o seu talento, mas, principalmente, a capacidade que Sunderland tem para continuar, ano após ano, a ser um dos pilotos de todo-o-terreno mais impressionantes do Mundo, a verdade é que o britânico terá sido influenciado pelos resultados, azares e, claro, lesões, que sofreu nos tempos mais recentes.

Classificando-se como um “Piloto de motocross mediano”, Sam Sunderland tornou-se num dos grandes pilotos do Cross Country e ralis.

Para além dos dois títulos mundiais, vai retirar-se da competição com duas vitórias na maior e mais dura prova do TT mundial, o Rali Dakar. Uma prova em que começou por se estrear com a Honda numa fase inicial de desenvolvimento das CRF 450 Rally, moto japonesa com a qual conquistou a sua primeira vitória.

Depois viria a mudar-se para a ‘todo-poderosa’ KTM, marca com a qual conquistou o primeiro Rali Dakar, em 2017, ainda na América do Sul, tornando-se no primeiro piloto britânico a conseguir esse feito nas motos.

Mantendo-se no grupo austríaco, Sam Sunderland viria a mudar-se para a GasGas, com a qual conseguiu vencer o Rali Dakar pela segunda vez. A temporada 2023 foi para esquecer, e agora chega a vez de colocar ponto final na sua carreira desportiva nas motos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!