A corrida que assinalou o fim do programa de “festas” do Mundial Superbike no circuito do Estoril foi a segunda corrida para os pilotos do Mundial Supersport 300. Samuel di Sora, piloto francês que sofreu uma penalização que o obrigou a partir do “pit lane”, foi então o vencedor desta última corrida das SSP300, prova que contou ainda com a presença de Tomás Alonso (Quaresma Motos Racing) e ainda Dinis Borges (Rame Moto Racing), este último o primeiro piloto luso a pontuar neste campeonato com o seu 15º lugar na Corrida 1.
Nos momentos após o arranque foi Marc Garcia (Yamaha MS Racing) a mostrar-se na frente dos rivais que, como sempre acontece nas Supersport 300, discutiram as posições sem dar tréguas, com ultrapassagens fantásticas e muita intensidade em todas as ações em pista.
Samuel di Sora (Leader Team Flembbo) não se mostrou afetado pela penalização, e em poucas voltas tinha recuperado nada menos do que 20 posições, entrando então no grupo que discutia a vitória.
O piloto francês não se fez rogado, e revelando um enorme talento, Di Sora finalmente venceu a Corrida 2 do Mundial Supersport 300 no circuito do Estoril, tendo a companhia no pódio de Inigo Iglesias e Mirko Gennai.
Nas contas do campeonato temos ainda Marc Garcia como líder com 98 pontos somados, Samuel di Sora sobre uma posição e é agora segundo com 85 pontos, enquanto Alvaro Diaz desce a terceiro com 80 pontos.
Nesta corrida final do fim de semana de Mundial Superbike no Estoril, destaque para a participação dos portugueses Tomás Alonso e Dinis Borges.
Ao contrário do que tínhamos visto até aqui, Tomás Alonso desta feita conseguiu a honra de ser o melhor luso em pista ao terminar a prova na 20ª posição, precisamente na frente do compatriota Dinis Borges.
Os dois pilotos, ambos em Kawasaki Ninja 400, sentiram naturais dificuldades perante rivais com uma rodagem de mundial, mas não se deixaram abater pelas circunstâncias e aproveitaram este “wildcard” no Estoril para ganhar experiência que será muito valiosa, quer para o Campeonato Nacional de Velocidade, quer também para o Campeonato Espanhol ESBK.
A corrida dos dois portugueses acabou por ficar afetada pela confusão que resultou de uma queda de vários pilotos na Variante, numa fase intermédia da prova, com Dinis Borges e Tomás Alonso a serem obrigados a desviar para trajetórias evasivas para não serem também eles apanhados numa queda.
Veremos o que os dois pilotos portugueses que competem nas SSP300 farão daqui para a frente, mas tudo indica que ainda este ano terão a oportunidade de voltar a medir forças frente aos pilotos do Mundial Supersport 300, quando este campeonato regressar, mais para o final da temporada, ao nosso país, mas dessa feita ao Autódromo Internacional do Algarve.